Reitor destaca, em homenagem na Assembléia, o estímulo à responsabilidade ética e ambiental
13 de May de 2008
"Pequenas ações podem significar grandes diferenças na preservação e recuperação das condições de vida", afirmou o reitor da Unochapecó ao receber, pela universidade, a Medalha do Mérito Ambiental, concedida pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Em sessão solene foram homenageadas 45 instituições e personalidades, em nome das quais o pronunciamento foi feito pelo reitor Odilon Luiz Poli. Pelo Legislativo Catarinense falaram, além do presidente Júlio Garcia, os deputados Herneus de Nadal, como líder do governo, e Silvio Dreveck, representando as bancadas partidárias.
A Unochapecó, por indicação do deputado Padre Pedro Baldissera, foi homenageada pela campanha "ConscientizAção", integrada por orientações e ações práticas para fazer refletir sobre mudanças de atitude visando fortificar a consciência ambiental de preservação da natureza e melhoria da qualidade de vida. Além do reitor, a universidade foi representada pelas professoras Juceli Morello Lovatto e Mariângela Torrescasana, da coordenação da campanha.
Ao representar os agraciados, o reitor da Unochapecó disse que o gesto do Parlamento Catarinense, ao homenagear pessoas e instituições que se destacam em temas relevantes, estimula "a ação altruísta, o espírito empreendedor, a atitude cidadã e a responsabilidade social, ética e ambiental". Enfatizou que a iniciativa tem inequívoco significado educativo, porque "o desenvolvimento de um Estado e de uma nação se faz com tenacidade, determinação, solidariedade, sabedoria e persistência".
Qualidade das atitudes pessoais
Depois de agradecer ao deputado Padre Pedro Baldissera, Odilon Poli assinalou iniciativas da Unochapecó na área ambiental, como o mestrado em Ciências Ambientais, projetos e programas de pesquisa e extensão universitária dentro desse tema. Sobre a campanha "ConscientizAção", disse que foi desenvolvida com a intenção principal de estimular a auto-crítica da comunidade universitária em relação às suas atitudes e procedimentos no tocante à questão ambiental.
"Estou convicto de que a recuperação de uma condição digna de vida no planeta não será fruto de ações isoladas de um ou outro cidadão, ou grupo de cidadãos", disse o reitor. Para ele, "é preciso mudar a qualidade das atitudes de cada pessoa e os valores que as orientam e urge nos juntarmos no trabalho de educação para uma cidadania responsável, aproveitando cada espaço que exista, cada oportunidade para redefinir os conteúdos das mensagens que veiculamos".
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 13/5/08
Foto 1:Crédito - Imprensa Assembléia
Foto 2: Crédito -Maciel Cover