Reitor e vice-reitores falam para conselheiros da Acic

23 de October de 2008

« »

"Universidade e desenvolvimento" foi o tema de apresentação feita pelo reitor Odilon Luiz Poli, juntamente com os vice-reitores Cláudio Alcides Jacoski e Sady Mazzioni, em reunião do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), nesta quarta-feira, 22 de outubro. Coordenada pelo presidente do conselho, Gilson Carlos Confortin, além dos conselheiros a reunião teve também a presença do presidente da diretoria executiva da Acic, Vincenzo Mastrogiácomo.

Ao iniciar a explanação, o reitor lembrou que uma universidade se caracteriza por três aspectos: ser um espaço de discussões, pela autonomia e pela elaboração do conhecimento. Indicou que no Brasil apenas 11% dos jovens de 17 a 24 anos estão na universidade, índice que em Santa Catarina sobe para 16%, e que nacionalmente deveria estar em 30%.

Entre as propostas de gestão da Unochapecó citadas no encontro e voltadas para o desenvolvimento, estão: a formação de mão-de-obra mediante apropriação do método científico; reunião, difusão, mobilização e produção de conhecimentos para a região; produção de indicadores da realidade regional; e avaliação e projeção do desenvolvimento futuro. Odilon também indicou que a Unochapecó possui atualmente uma estrutura compatível para suas ações, com um quadro de 222 mestres e 54 doutores e salientou a aproximação com o setor produtivo, especialmente através da criação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt).

Quanto ao Prêmio Projeções, os conselheiros da Acic foram informados sobre o objetivo de motivar e estimular o desenvolvimento e a produção de projetos e soluções inovadoras, voltadas para melhorias estruturais em Chapecó para os próximos 10 anos. A iniciativa é desenvolvida conjuntamente com a própria Associação Comercial e Industrial de Chapecó. Inclui a realização de oficinas preparatórias, em novembro, e no período de dezembro deste ano a junho de 2009 a elaboração dos projetos, a serem selecionados em julho do próximo ano, seguindo-se exposição pública dos trabalhos, a escolha dos vencedores e, agosto de 2009, na comemoração dos 92 anos de Chapecó, a premiação dos trabalhos e entrega às autoridades municipais das propostas voltadas para o desenvolvimento futuro do município.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 23/10/08

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.