Treinamento ensina alunos de Administração a trabalhar sob pressão

26 de June de 2008

« »
    Atuação em grupo
    Prática de rapel

Para cada turma, o curso de Administração da Unochapecó promove o Treinamento Experiencial de Grupo (TEG). Seu objetivo principal é de estimular o relacionamento entre os novos acadêmicos, a superação de desafios e o despertar da capacidade de trabalhar com gestão de pessoas. Devido à elevada procura por esse treinamento, que é para os alunos ingressantes no primeiro período, e ao pedido dos alunos dos demais períodos para novas edições, o curso desenvolve agora o novo TEG, ou "Treinamento Experiencial de Grupo II - No Limite", para alunos de semestres mais avançados.

Neste ano foram realizadas duas edições desse novo treinamento, a primeira nos dias 16 e 17 de maio, com a participação de alunos do sétimo período de Administração da Unochapecó, e a segunda nos últimos dias 20 e 21, com alunos do quinto período de Administração de São Lourenço do Oeste. O local foi o Centro de Treinamento do Grupo de Escoteiros Georg Black, em São Francisco de Paula-RS. O objetivo principal é tirar os alunos da zona de conforto, fazê-los trabalhar sob pressão e condições desconfortáveis, como passar frio, fazer comida, montar barracas e fazer a limpeza, entre outras tarefas.

É um treinamento composto por várias atividades, como trilhas, rapel e outras atividades durante o dia e a noite, num exercício de tolerância e liderança em situações adversas, forçando os alunos a tomar decisões ou até mesmo aceitarem ser liderados. "O foco é fazê-los entender que o mercado é competitivo e difícil, onde a concorrência é muito forte, e como todos os acadêmicos passam por essa situação, é nesse momento se destacam as lideranças", afirma o professor James Antonini, coordenador do Treinamento Experiencial em Grupo e também diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Para ele, se destaca "quem souber lidar com as dificuldades de forma ativa e inteligente, unir o grupo para um objetivo comum e ser criativo para transformar as dificuldades em oportunidades".

A realização do TEG II pela Unochapecó tem a parceria da Proativa, através de seu diretor Gerson Sanchez. Essa atividade extracurricular ocorre semestralmente, em Gramado, e o curso de Administração da Unochapecó é o único da região que participa.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.