Trinta equipes recriam anos 80 na gincana universitária

Abertura
    Flash-Dance
    Pronunciamento do reitor

Os Anos 80 representam um período marcante para a história do século XX do ponto de vista dos acontecimentos políticos, sociais e culturais, no Brasil e no mundo. Diante dessa importância histórica, a década de 1980 foi escolhida como tema da quinta edição da Gincana Universitária, desenvolvida pela Unochapecó dentro da programação do início do semestre letivo.

A gincana, que tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e será encerrada em meados de março, foi aberta no ginásio de esportes da instituição, com a presença de representações das 30 equipes inscritas. Essas equipes representam os cursos que têm ingresso de calouros neste semestre. Na abertura foi apresentado show de patinação do grupo Flash Dance de Chapecó, escolhido por ter em seu repertório diversas músicas da década de 1980, quando a patinação teve seu ápice no Brasil.

Acontecimentos políticos do período 1980-89, como a campanha das Diretas Já e a mudança da moeda, eventos culturais e artísticos e as conquistas do esporte levaram à escolha do tema. A finalidade é provocar os acadêmicos participantes para resgatar esse momento da história do Brasil nas tarefas, já que eles não vivenciaram essa fase. A gincana, além de ser uma alternativa ao trote acadêmico com sentido educativo e de cidadania, de integração e não apenas a competição, é um espaço de conhecimento. A partir do momento em que os calouros são estimulados a resgatar os Anos 80, eles percebem o quanto aquela época marcou a história e interferiu na sociedade atual.

Entre as tarefas da gincana, para estimular a criatividade e criar identidade visual, está a criação do mascote de cada equipe, também relacionado a essa década. Algumas tarefas serão realizadas nesta terça-feira, dia 26, à noite, e na quarta-feira, nos períodos matutino e noturno, no ginásio de esportes da Unochapecó. Outras tarefas são divulgadas às equipes através do endereço eletrônico www.unochapeco.edu.br/gincana. As cinco equipes que obtiverem a melhor pontuação serão premiadas da seguinte forma: 1º lugar - R$ 2.000,00 para viagem de estudos; 2º lugar - diária em um hotel fazenda e transporte; 3º lugar - jantar em um restaurante e mais R$ 200,00 para bebidas não alcoólicas; 4° lugar - jantar em um restaurante; e 5º lugar - rodízio de pizza.

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.