Unidades de saúde construídas pela Unochapecó beneficiam alunos e população

08 de June de 2009

« »
    Policlínica Vila Real
    Unidade de saúde do bairro São Pedro
    Unidade de saúde do bairro Saic

Um universo de beneficiados de 24,4 mil pessoas, moradoras em bairros da cidade, recebem neste mês unidades de saúde construídas pela Unochapecó. São três centros de saúde da família, implantados nos bairros Saic, São Pedro e Vila Real, onde foram aplicados recursos de R$ 2 milhões e 384 mil.

Para o reitor Odilon Luiz Poli, "as três obras possuem significado especial, porque além do atendimento à comunidade, através do Município, os novos centros têm a finalidade de servir como local de prática de estágios por alunos da área da saúde, que aprendem e contribuem na prestação de serviços para a população". O dirigente da Unochapecó também destaca a parceria com a Administração Municipal para a instalação dos novos centros de saúde da família.

As instalações compreendem consultórios médico, odontológico e de enfermagem, farmácia, ambulatório de procedimentos, almoxarifado, lavanderia, salas de recepção, de espera, de vacinas, de esterilização e de curativos, entre outros locais. O desenvolvimento das obras, com área construída total de 2,44 mil m2, teve a supervisão da Diretoria de Logística, Projetos e Obras da Unochapecó.

Neste sábado, 8 de agosto, às 15h, será inaugurado o Centro de Saúde da Família do Bairro São Pedro, onde a população envolvida é de 7.500 pessoas. Iniciada em outubro do ano passado, a obra está em terreno de 3.783 m² e as instalações possuem 1.168 m², representando investimento de R$ 949 mil.

No dia primeiro de agosto foi entregue o Centro de Saúde da Família do Bairro Vila Real, que vinha sendo construído também desde outubro e abrange uma área onde moram 8.500 pessoas. Instalado em terreno de 3.503 m², a área construída é de 566 m² e recebeu recursos de R$ 651,13 mil.

A terceira unidade construída é o Centro de Saúde da Família do Bairro Saic, onde a população chega a 8.400 pessoas. Iniciada em dezembro, em terreno de 1.400 m², a área construída é de 707 m² e o investimento chega a R$ 783,88 mil. A inauguração será no dia 22 deste mês, às 16h.

Além dessas três unidades, em junho do ano passado foi concluído o Centro da Saúde da Família do Bairro Seminário, beneficiando cerca de 4 mil pessoas, com investimento de R$ 564 mil. A construção das quatro unidades decorre de legislações federal e municipal referentes ao Imposto de Renda Retido na Fonte, pelas quais a Fundeste, mantenedora da Unochapecó, deixa de recolher à União e destina para investimento. Em convênio com o Município, a Unochapecó/Fundeste utiliza 50% dos recursos para a construção de unidades de saúde e a outra metade em obras no campus. Com a conclusão, cada unidade é transferida em comodato de 20 anos para a Prefeitura de Chapecó utilizar em ações de saúde.

EXTRA COMUNICAÇÃO - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.