Universidades regionais fazem campanha para maior investimento público

14 de September de 2006

« »
    Reitor da UnC fala sobre a campanha
    Reitor da Unochapecó, no lançamento da campanha
    Manifestação do reitor da Unoesc
Investimento público nas universidades regionais. Esse é o tema de campanha desenvolvida pelas três universidades sediadas na região Oeste de Santa Catarina. É uma iniciativa conjunta da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), da Universidade do Oeste (Unoesc) e da Universidade do Contestado (UnC). Sua principal finalidade é mostrar a função social desempenhada há mais de 35 anos pelas instituições universitárias de origem pública municipal, na atuação acadêmica, produção científica, programas de pesquisa e extensão comunitária, e buscar verbas oficiais.

A campanha é dirigida para as autoridades públicas, compreendendo o Executivo e o Legislativo nos âmbitos municipal, estadual e federal, para lideranças e para a sociedade em geral. O lançamento ocorreu Chapecó, no dia 18 de setembro, com a presença de dirigentes das três universidades e profissionais da imprensa e pronunciamentos dos reitores Gilberto Luiz Agnolin, da Unochapecó, Aristides Cimadon, da Unoesc, e Werner José Bertoldi, da UnC, e de representante dos acadêmicos, Jean Vilbert Pereira, presidente do DCE da Unochapecó

Projeto de médio e longo prazo, a campanha "Investimento público nas universidades regionais" é coordenada pelos três reitores e desenvolvida por uma comissão executiva formada por representantes das três instituições - Juceli Morello Lovatto, coordenadora de Comunicação da Unochapecó, Eliane Filippim, coordenadora do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional na Unoesc, e Ilze Chiarello, pró-reitora de Extensão e Cultura da UnC. Entre outros instrumentos consta, paulatinamente, de divulgação jornalística, anúncios para mídia, baners e peças promocionais impressas, encontros de motivação com a comunidade acadêmica e reuniões com autoridades e lideranças.

Com a campanha, as três universidades do Oeste Catarinense pretendem mostrar que nas comunidades onde atuam representam importante patrimônio público instalado. Especificam, ainda, a possibilidade e potencialidade para atender as necessidades da educação superior, otimizando as estruturas existentes e já adequadas à realidade local, com qualidade e menor custo por aluno do que se os recursos fossem aplicados via instituições estatais. Com verbas públicas, garantem ser possível a gratuidade nos cursos de graduação oferecidos, manter e ampliar programas de extensão e assistência social e desenvolver mestrado e doutorado voltados para o desenvolvimento regional sustentável.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/4296MTbRS
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.