Universidades regionais fazem campanha para maior investimento público
14 de September de 2006
A campanha é dirigida para as autoridades públicas, compreendendo o Executivo e o Legislativo nos âmbitos municipal, estadual e federal, para lideranças e para a sociedade em geral. O lançamento ocorreu Chapecó, no dia 18 de setembro, com a presença de dirigentes das três universidades e profissionais da imprensa e pronunciamentos dos reitores Gilberto Luiz Agnolin, da Unochapecó, Aristides Cimadon, da Unoesc, e Werner José Bertoldi, da UnC, e de representante dos acadêmicos, Jean Vilbert Pereira, presidente do DCE da Unochapecó
Projeto de médio e longo prazo, a campanha "Investimento público nas universidades regionais" é coordenada pelos três reitores e desenvolvida por uma comissão executiva formada por representantes das três instituições - Juceli Morello Lovatto, coordenadora de Comunicação da Unochapecó, Eliane Filippim, coordenadora do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional na Unoesc, e Ilze Chiarello, pró-reitora de Extensão e Cultura da UnC. Entre outros instrumentos consta, paulatinamente, de divulgação jornalística, anúncios para mídia, baners e peças promocionais impressas, encontros de motivação com a comunidade acadêmica e reuniões com autoridades e lideranças.
Com a campanha, as três universidades do Oeste Catarinense pretendem mostrar que nas comunidades onde atuam representam importante patrimônio público instalado. Especificam, ainda, a possibilidade e potencialidade para atender as necessidades da educação superior, otimizando as estruturas existentes e já adequadas à realidade local, com qualidade e menor custo por aluno do que se os recursos fossem aplicados via instituições estatais. Com verbas públicas, garantem ser possível a gratuidade nos cursos de graduação oferecidos, manter e ampliar programas de extensão e assistência social e desenvolver mestrado e doutorado voltados para o desenvolvimento regional sustentável.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/4296MTbRS