Seis pontos fazem parte do conjunto de reivindicações que a Unochapecó apresenta em reuniões programadas com os quatro candidatos a prefeito de Chapecó. Esses encontros, organizados pela Reitoria, iniciaram nesta terça-feira, com Paulinho da Silva, do PC do B/Coligação "Chapecó Mais Humana", e Luciano Buligon, do PMDB/Chapa "Compromisso com Você". Nesta sexta-feira, dia 12, as reuniões serão com José Fritsch, do PT/Coligação "Com a Força do Povo", às 8h30, e com João Rodrigues, do DEM/Coligação "Juntos por Chapecó", às 10h30.
Ao entregar documento aos candidatos, o reitor Odilon Luiz Poli enfatizou que a universidade atua com isenção político-partidária. Acompanhado dos vice-reitores Cláudio Jacoski, Maria Luiza Lajús e Sady Mazzioni, o reitor destacou que a Unochapecó, dentro de sua função comunitária e pelos compromissos com o desenvolvimento, deseja ampliar a relação com a classe política. Dos dois candidatos, a direção da Unochapecó recebeu o conjunto das propostas que integram o plano de governo.
Depois de assinalar a atuação da Unochapecó e de sua mantenedora, a Fundeste, o documento indica o pedido para que seja reeditada a lei municipal que dispõe sobre a retenção na fonte do Imposto da União sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, permitindo a utilização de 100% dos recursos para fins de investimento. Outra solicitação é para que seja doada ou viabilizada a cessão real de uso de área de 91 mil metros quadrados, próximo ao campus, para a construção de um parque ecológico e benfeitorias de lazer, para torná-la espaço de convivência com a natureza e proteger o local como área de preservação ambiental.
Outras solicitações da Unochapecó aos candidatos a prefeito estão direcionadas para viabilizar a pavimentação de acesso alternativo à universidade, agilizando o fluxo de veículos e edificar um terminal de ônibus urbanos, nas proximidades do campus. O documento também defende o uso do Complexo Esportivo Verdão em comodato e a construção de um parque tecnológico voltado à promoção do desenvolvimento de Chapecó e do Oeste Catarinense.
Posicionamento dos candidatos
Acompanhado da candidata a vice-prefeita Maria Eloni Bonotto, Paulinho da Silva expressou seu posicionamento quanto às propostas da universidade. Quanto ao Imposto de Renda retido na fonte, defendeu o investimento de sua totalidade na universidade, através de um programa municipal de bolsas de estudos, e sobre o Complexo Verdão, disse apoiar uma parceria para a gestão compartilhada com fins voltados para o esporte, lazer e o ensino.
Sobre o terminal de ônibus, Paulinho disse apoiar a proposta de construção e a implantação de linhas de coletivos interbairros. Também afirmou ser favorável à implantação de um pólo tecnológico na cidade e à criação de novas áreas de preservação ambiental, pois existem poucas com essa finalidade em Chapecó.
O candidato Luciano Buligon, depois de ouvir as manifestações dos dirigentes da Unochapecó, destacou o interesse de "estabelecer uma relação cada vez mais estreita". Juntamente com o candidato a vice-prefeito Valdir Colatto, indicou que estudará as proposições da universidade, especialmente aquelas relacionadas à área de preservação ambiental próximo ao campus e ao parque tecnológico, que pode ser mediante obtenção da área hoje ocupada pela Epagri, no Bairro São Cristóvão.
Buligon disse ser favorável à aplicação dos recursos do Imposto de Renda em investimentos na estrutura da universidade e à construção de terminal de ônibus próximo ao campus. Igualmente, afirmou concordar com a construção de via alternativa de acesso ao campus, pelo Clube Caça e Pesca, e com a revitalização e o uso conjunto do Verdão.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 9/9/08
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.