Unochapecó comemora cinco anos recredenciamento

29 de August de 2007

« »
    Homenagem ao Conselho
    Legenda

Através de sessão solene do Conselho Universitário (Consun) e de assinatura da resolução de recredenciamento, a Universidade Comunitária Regional de Chapecó assinalou a passagem dos cinco anos de instalação. Com a presença de autoridades locais e estaduais, o evento incluiu homenagens a outras instituições pela participação na trajetória da universidade. Na solenidade, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Adélcio Machado dos Santos, assinou a resolução do recredenciamento da Unochapecó para os próximos 10 anos, que irá para a chancela por decreto do governador Luiz Henrique da Silveira, e resolução que reconhece o programa de mestrado próprio em Ciências Ambientais.

Constituída em um processo de cisão do campus Chapecó da Universidade do Oeste, a Unochapecó dá continuidade a uma trajetória iniciada em 1970, quando foi criada a mantenedora Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste). Seu credenciamento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação no dia 13 de agosto de 2002, e no dia 27 o então governador Esperidião Amin assinou o decreto 5.571, que oficializou a constituição da universidade, e que foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no dia 28 de agosto.

Na sessão solene, o reitor Gilberto Luiz Agnolin, enfatizou a contribuição ativa de todos os dirigentes, docentes, técnicos e acadêmicos e o reconhecimento da comunidade. Afirmou que a trajetória da Unochapecó representa o sucesso do modelo comunitário e uma caminhada ascendente, nas ações do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo na promoção do desenvolvimento regional. Argumentou que "o trabalho da Unochapecó configura-se como um exemplo de educação superior de qualidade, pública, mas não estatal". Após afirmar que muitos são os desafios para a Unochapecó, Agnolin avaliou que "por todas as ações executadas e pelos projetos que pode desenvolver, a instituição inicia uma nova caminhada embasada no alto grau de confiança que chancela a sua criação e a sua história".

Já o presidente da Fundeste, Hermes Ignácio Palaoro, salientou o papel da universidade. Para ele, "se há alguma entidade que deve ter destaque, é a Unochapecó, porque é a partir da universidade que se faz a grandeza social". Acrescentou que a assinatura do recredenciamento por 10 anos, numa decisão inédita do Conselho Estadual de Educação, "corrobora a boa administração conduzida pela Reitoria, o desempenho dos docentes e técnicos e a presença dos acadêmicos no cotidiano da universidade".

Também manifestaram-se destacando a contribuição da Unochapecó para a região, o presidente do Conselho Estadual de Educação, o secretário de Desenvolvimento Regional, Luciano Buligon, o presidente da Câmara de Vereadores, Nilson Macieski, e o presidente do Diretório Central de Estudantes, Júlio César Correa.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.