Unochapecó constrói três unidades de saúde na cidade

05 de November de 2009

« »
    Unidade de saúde do Bairro Vila Real
    Unidade de saúde do Bairro São Pedro
    Unidade de saúde do Bairro Saic

Três unidades de saúde são construídas pela Unochapecó em bairros da cidade, onde o universo de beneficiados supera 24 mil pessoas e o investimento chega a R$ 2,3 milhões. Essa iniciativa decorre de legislações federal e municipal referentes ao Imposto de Renda Retido na Fonte, pelas quais a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da universidade, deixa de recolher à União e destina para investimento. Em convênio com o município, a Unochapecó/Fundeste utiliza 50% dos recursos para a construção de policlínicas e a outra metade em obras no campus.

As três unidades estão nos bairros Saic, São Pedro e Vila Real. A área construída totaliza 2.443 m2 e os recursos chegam a R$ 2,384 milhões. A previsão de término das obras nos bairros São Pedro e Vila Real, iniciadas em outubro, é para este mês, e no Bairro Saic, onde a construção iniciou em dezembro, é para julho. Com a conclusão, cada policlínica será transferida em comodato de 20 anos para a Prefeitura de Chapecó utilizar em ações de saúde. Em contrapartida, a Unochapecó/Fundeste mantém, além do patrimônio, o direito de práticas de estágios por alunos de cursos da área da saúde, que também contribuem na prestação de serviços para a população.

No Bairro Saic, em terreno de 1.400 m², a área construída é de 707,89 m² e o investimento é de R$ 783,88 mil, enquanto no São Pedro o terreno é de 3.783,6 m² e as instalações terão 1.168,48 m², com recursos de R$ 949 mil. Já no Bairro Vila Real o terreno possui 3.503,7 m² e a área construída é de 566,7 m², com investimento de R$ 651,13 mil. As instalações compreendem consultórios médico, odontológico e de enfermagem, farmácia, ambulatório de procedimentos, almoxarifado, lavanderia, salas de recepção, de espera, de vacinas, de esterilização e de curativos, entre outros locais.

Além dos benefícios representados pelos estágios para alunos da área da saúde e da utilização das unidades como policlínicas, o vice-reitor de Administração da Unochapecó destaca "a representatividade da ação comunitária desenvolvida pela universidade, através da amplitude social compreendida pelo volume de população abrangida". Conforme o professor Sady Mazzioni, a estimativa de população beneficiada no raio de ação dos três postos de saúde é de 24,35 mil pessoas, sendo 8.361 no Bairro Saic, 7.493 na região do São Pedro e 8.500 no Vila Real.

As obras são desenvolvidas sob a supervisão da Coordenadoria Administrativa da Unochapecó, através do professor e engenheiro Carlos Eduardo Torrescasana, e sob o controle do Setor de Infraestrutura, pelo engenheiro Eduardo Valle. Além dessas três policlínicas, em junho do ano passado foi concluído o Centro da Saúde da Família do Bairro Seminário, com 600 m2 em terreno de 2.700 m2, beneficiando cerca de 4 mil pessoas e que teve investimento de R$ 564 mil.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 11/05/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.