Unochapecó é a primeira universidade do país a ministrar disciplina Retrato Falado
25 de July de 2007
Formar pessoal qualificado para o apoio a atividades de segurança pública, nas quais o profissional habilitado em Artes Visuais possa atuar como artista pesquisador comprometido com a questão social e também com o aspecto cultural. Esse é o objetivo da disciplina Retrato Falado, implantada no curso de graduação em Artes Visuais da Unochapecó e que começa a ser ministrada neste semestre letivo. Com isso, a instituição é a pioneira entre as universidades do Brasil a incluir em sua grade essa disciplina em caráter regular num curso de graduação, embasada num sistema que serve de base para o ensino da técnica de elaboração de retrato falado aos acadêmicos.
Para ministrar a disciplina, que está sob a responsabilidade da professora Márcia Moreno, foi realizada na Unochapecó uma qualificação docente, pelo professor Isnard Martins, da PUC do Rio de Janeiro, um dos principais especialistas do país na área. Ele é pesquisador e analista nas áreas de logística e criminalística aplicada, com especialização em Economia, Marketing, Ciências da Computação e Engenharia Industrial, freqüentou cursos nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Israel e é autor de produtos nas áreas de segurança pública, sistemas comerciais e educacionais.
Além desse aperfeiçoamento, realizado em três dias, o Centro de Ciências de Comunicação e Artes da Unochapecó adquiriu e implantou o sistema PhotoComposer Plus. Desenvolvido pelo próprio professor Isnard, esse é o único programa informatizado genuinamente brasileiro e tem como base dados característicos da população do país. Foi criado com moldes faciais específicos e possui recursos que facilitam elaborar retratos falados com as características do biótipo brasileiro. A instalação dessa nova ferramenta de apoio pedagógico na Unochapecó foi a maior já implantada no país, com 40 cópias, e a primeira em um laboratório dedicado à formação universitária.
Através da disciplina Retrato Falado, o sistema PhotoComposer Plus permite, além da realização de retratos falados para instituições policiais, aplicações na elaboração e desenvolvimento de projetos e trabalhos em artes visuais e trabalhos em artes gráficas, indica o diretor do Centro de Comunicação e Artes, professor Dirceu Luiz Hermes. Já a professora Márcia Moreno enfatiza que a disciplina possibilita ao profissional graduado em Artes Visuais trabalhar também na área da criminalística, complementando a formação proporcionada por outras disciplinas específicas.
Além da professora Márcia, participaram da qualificação docente realizada na Unochapecó os professores de Artes Visuais Aurora Doering Brustolin, Jean Carlos Hennrichs, Sandra Reis Fachinello, Hilário Júnior dos Santos e a coordenadora do curso, Sandra Borsoi Minetto.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 25/07/07