Unochapecó e Chapecoense firmam parceria para desenvolver futebol de base

20 de March de 2007

« »
    Reitor destaca participação da Unochapecó no incentivo ao esporte
    Presidente da Chapecoense e Reitor da Unochapecó

O desenvolvimento e a manutenção das categorias de base no futebol de campo de Chapecó diante do surgimento e ascensão cada vez mais cedo e mais freqüente de jovens talentos no esporte. Esse é o principal objetivo de parceria firmada entre a Unochapecó e a Associação Chapecoense de Futebol e pela qual são desenvolvidas atividades nas categorias sub-15 e sub-17.

A assinatura do convênio foi feita na Reitoria da universidade, pelo reitor Gilberto Luiz Agnolin e pelo presidente da Associação Chapecoense, Edir Félix de Marco. Acompanharam o ato o presidente da Fundação Municipal de Desporto, Ivan Carlos Agnoletto, atletas, profissionais da imprensa, diretores de centro e coordenadores de cursos da Unochapecó. A supervisão do projeto, pela universidade, é do professor Vitor Goulart, e pela Chapecoense do gerente Carlinhos Almeida.

Dentro da finalidade da Unochapecó de fomentar iniciativas comunitárias e estimular a cidadania, pela prática da atividade esportiva saudável e regrada, o projeto integra ações de ensino, pesquisa e extensão. Para que a Chapecoense, além do time principal participe de campeonatos de outras categorias, o trabalho envolve 30 atletas da categoria Sub-15, ou Infanto, com idades entre 13 e 15 anos, e outros 30 na sub-17, ou juvenil, na faixa de 15 a 17 anos. Nesse sentido, outra meta é formar atletas para o time principal.

Incentivo aos pequenos atletas

Ainda neste semestre, conjuntamente com a Associação Chapecoense e a Fundação Municipal de Desporto, serão iniciadas atividades que envolverão mais 300 pequenos atletas, através de escolinhas nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil. Através desse trabalho com as escolinhas, o objetivo também está voltado para incentivar o surgimento de atletas para as categorias Infanto e Juvenil.

Entre outras responsabilidades estabelecidas para a parceria, está a participação de docentes e acadêmicos do curso de Educação Física da Unochapecó e a utilização de sala de musculação e laboratórios de avaliação da universidade nas áreas de Educação Física, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Já a Associação Chapecoense de Futebol disponibiliza supervisor, treinador, preparador físico, massagista, arbitragem, espaço físico para treinos e jogos, registro de atletas e taxas de federação.

A responsabilidade pela seleção de jogadores, através dos "peneirões", é da Chapecoense. O clube tem a prerrogativa de definir local, horário e categorias de jovens que serão selecionados. A universidade passa a atuar com os atletas após a seleção, ou seja após a definição do grupo. Assim, que tiver interesse em participar das seletivas deve contatar a Chapecoense em sua sede, no segundo piso da Fundação Municipal de Desporto, anexa ao Ginásio Ivo Silveira e Estádio Índio Condá. Também é possível obter informações através do telefone (49)3324-6688.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 30/03/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.