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Assinatura do documento, pelo prefeito
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Presidente da Fundeste assina o convênio
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Reitor fala na solenidade
Associar o ensino superior na área da saúde e a prestação de serviços à comunidade e realizar o desenvolvimento, gerenciamento e execução das atividades do Hospital Materno e Infantil de Chapecó. Com essas finalidades foi assinado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, convênio para a gestão do estabelecimento entre a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), a Unochapecó e a Administração Municipal.
O documento, que define a administração de todo o patrimônio móvel e imóvel do hospital pelo prazo de 30 anos, foi firmado em solenidade no auditório da prefeitura, pelo reitor Odilon Luiz Poli, pelo prefeito João Rodrigues e pela presidente da Fundeste, professora Arlene Renk. O reitor destacou que a orientação prática dos alunos da área da saúde no decorrer do curso é uma medida estratégica. Odilon assinalou que a Fundeste e Unochapecó "não farão outra coisa senão continuar mostrando o trabalho sério e comprometido com a comunidade que desenvolvem há quase 40 anos". Já o prefeito João Rodrigues relatou as dificuldades na construção e equipamento do hospital e afirmou que a parceria com a Fundeste e Unochapecó "será exitosa".
O novo hospital terá 64 leitos e seu início de operações está previsto para março ou abril de 2010. Para tanto, haverá a instalação dos equipamentos e a seleção e contratação de pessoal. O investimento até agora é da ordem de R$ 14 milhões.
A proposta assistencial do Hospital Materno e Infantil, para Chapecó e outros municípios, é de assistência médico-hospitalar a gestantes, nos procedimentos de obstetrícia e ginecologia, e a crianças até a faixa etária de 12 anos incompletos. A prioridade é para essa faixa da população que seja usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), sem prejuízo de convênios e particulares.
Por se tratar de Hospital Materno e Infantil de cunho regional, será buscado, junto ao governo do Estado, apoio mediante subvenção mensal nos patamares financeiros necessários para a viabilidade administrativo-financeira do hospital. Conforme o convênio, também será desenvolvido esforço para a auto-sustentabilidade do hospital, através da gestão profissionalizada pela Fundeste, adotando práticas de planejamento sistemático das ações, mediante instrumentos de programação, orçamentação, acompanhamento e avaliação de suas atividades e investimentos.
Poderão contribuir para a auto-sustentabilidade da instituição hospitalardoações de pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado, subvenções e outras receitas não-operacionais. Todos os recursos do hospital serão aplicados no próprio estabelecimento para cumprimento das suas finalidades. Para exercer a gestão do hospital, a Fundeste criou uma instituição mantida, com um Conselho de Administração próprio, de caráter deliberativo, formado por nove membros, com representação do município, da Fundeste, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Medicina e das entidades empresariais.
O diretor geral e o diretor administrativo serão indicados pela administração municipal e nomeados pela Fundeste, enquanto o diretor técnico e o coordenador de enfermagem serão indicados e nomeados pela Fundeste. Já o diretor clínico, que não fará parte da direção do hospital, será indicado observando resoluções do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 17/12/09
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