Unochapecó e instituto desenvolvem ações na área da Usina Foz do Chapecó
20 de September de 2007
Dois contratos que permitem ampliar as ações da Unochapecó na área de abrangência da Usina Foz do Chapecó foram assinados nesta quinta-feira, dia 13. Conforme o reitor Gilberto Luiz Agnolin, os contratos envolvem a execução do Programa de Educação Ambiental e a elaboração de planos diretores de municípios atingidos pela barragem.
Os contratos, no montante de R$ 1,22 milhão, foram assinados entre o Consórcio Energético Foz do Chapecó e a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó e do Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, este com sede em São Carlos. A assinatura foi feita pelo presidente da Fundeste, Hermes Ignacio Palaoro, e pelo diretor superintendente da Foz do Chapecó Energia, Ênio Schneider.
Pelos documentos, a universidade e o instituto desenvolverão, num período de 12 meses, planos diretores para cinco municípios catarinenses atingidos pela barragem e que ainda não possuem essas leis municipais e que orientam, num conjunto de diretrizes, o ordenamento territorial. O projeto referente aos planos diretores é coordenado pelos professores Alexandre Maurício Matiello e Ana Laura Vianna Villela, do Centro Tecnológico da Unochapecó. Também serão implantados, num período de 4 anos, programas de educação ambiental em 12 municípios catarinenses e gaúchos, envolvendo famílias ribeirinhas ou realocadas.
Além dessas novas atividades, a Unochapecó já desenvolve dois programas na área da Usina Foz do Chapecó, envolvendo o monitoramento dos peixes do rio Uruguai, num período de quatro anos. São eles, dentro do Projeto Básico Ambiental da Usina, o programa de monitoramento da ictiofauna e o programa de Qualidade de Pescado.
O evento, que ocorreu na sede da Amosc e foi coordenado pelo prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi, contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Bulignon, do vice-reitor de Administração da Unochapecó, Gerson Roberto Röwer, de prefeitos catarinenses e gaúchos e de representantes da usina. (20/09/2007)