Unochapecó e instituto desenvolvem ações na área da Usina Foz do Chapecó

Assinatura de contrato entre a Unochapecó e Foz do Chapecó Energia
    Equipe da Unochapecó recebe contrato
    Firmada parceria entre Unochapecó e Foz do Chapecó Energia

Dois contratos que permitem ampliar as ações da Unochapecó na área de abrangência da Usina Foz do Chapecó foram assinados nesta quinta-feira, dia 13. Conforme o reitor Gilberto Luiz Agnolin, os contratos envolvem a execução do Programa de Educação Ambiental e a elaboração de planos diretores de municípios atingidos pela barragem.

Os contratos, no montante de R$ 1,22 milhão, foram assinados entre o Consórcio Energético Foz do Chapecó e a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó e do Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, este com sede em São Carlos. A assinatura foi feita pelo presidente da Fundeste, Hermes Ignacio Palaoro, e pelo diretor superintendente da Foz do Chapecó Energia, Ênio Schneider.

Pelos documentos, a universidade e o instituto desenvolverão, num período de 12 meses, planos diretores para cinco municípios catarinenses atingidos pela barragem e que ainda não possuem essas leis municipais e que orientam, num conjunto de diretrizes, o ordenamento territorial. O projeto referente aos planos diretores é coordenado pelos professores Alexandre Maurício Matiello e Ana Laura Vianna Villela, do Centro Tecnológico da Unochapecó. Também serão implantados, num período de 4 anos, programas de educação ambiental em 12 municípios catarinenses e gaúchos, envolvendo famílias ribeirinhas ou realocadas.

Além dessas novas atividades, a Unochapecó já desenvolve dois programas na área da Usina Foz do Chapecó, envolvendo o monitoramento dos peixes do rio Uruguai, num período de quatro anos. São eles, dentro do Projeto Básico Ambiental da Usina, o programa de monitoramento da ictiofauna e o programa de Qualidade de Pescado.

O evento, que ocorreu na sede da Amosc e foi coordenado pelo prefeito de Caxambu do Sul, Gilberto Ari Tomasi, contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Bulignon, do vice-reitor de Administração da Unochapecó, Gerson Roberto Röwer, de prefeitos catarinenses e gaúchos e de representantes da usina. (20/09/2007)

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.