A Unochapecó, como instituição mantida pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), inaugurou nesta sexta-feira, dia 20, juntamente com a Prefeitura Municipal de Chapecó, o Centro da Saúde da Família do Bairro Seminário. A policlínica, que leva o nome do falecido médico Darci de Camargo, um dos primeiros a atuar na medicina em Chapecó, será utilizada pela prefeitura em ações de saúde e pela universidade em práticas de estágio.
O reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, destacou a amplitude da parceria mantida com a prefeitura, em termos de benefícios à comunidade e aos acadêmicos, que poderão utilizar a unidade para exercitar os conhecimentos adquiridos na universidade. Por sua vez, o prefeito João Rodrigues agradeceu à Unochapecó pela parceria formada a partir do entendimento sobre a importância dos benefícios proporcionados às pessoas que irão utilizar os serviços.
Construída entre novembro de 2007 e maio deste ano, a unidade está em terreno de 2,7 mil metros quadrados e possui área construída de 600 m2, que inclui consultórios médico, odontológico, de enfermagem, salas de reuniões, de vacinas, ambulatório de procedimentos, dispensário de medicamentos e outras instalações. Cerca de 4 mil pessoas, do Bairro Seminário, loteamentos Aline, São Francisco e Realeza, e as comunidades do interior em Linha Cortelini e Seminário são beneficiadas.
O terreno foi adquirido e a construção desenvolvida com recursos da Fundeste, da ordem de R$ 564 mil. Esses recursos são originários de legislações federal e municipal do Imposto de Renda retido na Fonte, pelas quais a fundação deixa de recolher à União e destina para investimento. Por um convênio com a prefeitura, a Unochapecó/Fundeste utiliza 50% dos recursos para a construção de policlínicas e a outra metade para investimento em obras no campus.
Com a conclusão das obras, a policlínica é transferida em comodato de 30 anos para a Prefeitura de Chapecó utilizar. Em contrapartida, a Unochapecó/Fundeste mantém, além do patrimônio, o direito de práticas de estágios por parte de alunos de cursos da área da saúde.
Além dessa policlínica do Bairro Seminário, a próxima obra está prevista para o Bairro São Pedro, próximo à Escola Parque. O terreno, de 3,7 mil metros quadrados, já foi adquirido pela Fundeste. Outras policlínicas, na mesma sistemática, estão previstas para o Bairro Saic e para a Vila Real.
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.