Unochapecó estabelece intercâmbio com universidades argentinas

24 de June de 2008

« »
    Encontro na Universidade Luján
    Reunião na Universidade La Matanza

Intercâmbio de alunos e de professores, projetos conjuntos de pesquisa, colaboração na área da pós-graduação, realização de cursos de línguas e implementação de rodadas de práticas didáticas. Essas são as principais atividades conjuntas que podem ser realizadas entre a Unochapecó e universidades da Argentina. A definição resulta de visita feita a três instituições de ensino superior instaladas na região metropolitana de Buenos Aires, pelo vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Claudio Alcides Jacoski, juntamente com os professores Leonardo Secchi e Paulo Jordani, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Os representantes da Unochapecó foram recebidos por dirigentes da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Luján, na cidade de Luján, e da Universidad Nacional de La Matanza, na cidade de San Justo, ambas na região metropolitana de Buenos Aires. Os contatos incluíram também professores das áreas de administração, economia e ciências contábeis, chefes de departamento e coordenadores de curso. Na Universidade de Buenos Aires também ocorreu visita ao Escritório de Relação Internacionais da Faculdade de Economia.

Como resultados da visita, serão elaborados convênios e protocolos de intercâmbio, a serem assinados depois da concordância de cada instituição envolvida com os respectivos pontos de ação. "Do ponto de vista da Unochapecó, tais documentos fazem parte de um esforço coordenado de internacionalização da universidade e de ampliação da interface com universidades do Mercosul", assinala o vice-reitor Cláudio Jacoski.

A iniciativa dos contatos com as três universidades argentinas surgiu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas, e em função disso os programas de intercâmbio terão seus pontos de partida nas áreas de administração e de ciências contábeis. Com isso, representa um esforço no sentido de buscar qualificação na formação dos alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, bem como de ampliação das atividades de pesquisa, em parceria. "A idéia central é fazer um convênio geral que poderá ser ampliado com cláusulas especiais para os programas específicos", indica o professor Leonardo.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.