Unochapecó estrutura nova biblioteca em Nonoai

19 de September de 2007

« »
    Acervo da Biblioteca
    Inauguração da Biblioteca em Nonoai
    descerramento da placa inaugural

A Biblioteca Pública Municipal de Nonoai foi estruturada e instalada em novo local, numa atividade conjunta entre a Unochapecó, a prefeitura, o Banrisul e a Associação dos Acadêmicos de Nonoai (Ascan). A medida atende a necessidades da comunidade de Nonoai e também dos alunos daquela região que estudam na Unochapecó.

Criada em 1964, a biblioteca teve seu acervo ampliado paulatinamente, mas nunca teve uma sede própria. Funcionou inicialmente no interior da prefeitura, depois em espaços cedidos por instituições e nos últimos 20 anos esteve instalada na Escola Estadual Maria Dulcina. Agora, está em área de 214 metros quadrados, no segundo piso da agência do Banrisul, no centro da cidade, conforme convênio assinado em fevereiro deste ano entre a prefeitura e a direção do banco em Porto Alegre.

Segundo o reitor da Unochapecó, a participação da universidade na estruturação da biblioteca é uma forma da instituição ampliar o acesso dos universitários oriundos de Nonoai e cidades próximas, que são cerca de 340, a mais um acervo de pesquisas. O professor Gilberto Luiz Agnolin assinala que a universidade catalogou e informatizou todo o acervo, capacitou os funcionários e organizou o novo espaço da biblioteca. Acrescenta que dessa forma, em conjunto com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Unochapecó possibilita, além do acesso pelos acadêmicos, o atendimento da demanda da comunidade de Nonoai e contribui para incentivar a leitura e ampliar o acesso à internet.

O acervo, de cerca de seis mil exemplares e que é patrimônio da prefeitura, foi transportado para Chapecó e catalogado na biblioteca universitária, através de um sistema informatizado específico para bibliotecas, o Pergamum. Com isso, qualquer pessoa tem acesso online à biblioteca pública municipal, enquanto os universitários de Nonoai e região também dispõem das bibliotecas da universidade em Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste. Além de informatizar o acervo, técnicos da biblioteca da Unochapecó organizaram o espaço físico da biblioteca em Nonoai e orientaram a colocação dos livros e periódicos nas estantes. O horário de funcionamento da biblioteca é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 19/09/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.