Unochapecó inaugura novo campus em São Lourenço e anuncia novos cursos

12 de April de 2008

« »
    Reitor Odilon Poli
    Presidente da Fundeste, Hermes Palaoro
    Prefeito Nilvaldo Lazaron
    Novas instalações
    Autoridades presentes

O anúncio de novos cursos e a intenção de participar de iniciativas para o desenvolvimento regional foram indicativos expressos por dirigentes e autoridades na inauguração, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, das instalações do novo campus da Unochapecó em São Lourenço do Oeste. Com área construída total de 3.580 m2, num terreno de 30 mil m2, o novo campus está localizado junto à Rodovia SC 480, quilômetro 3, no Bairro São Francisco.

As instalações compreendem três pavimentos e nesta primeira fase está concluído o segundo piso, com área de 1.200 m2, destinados para seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e áreas administrativas. O investimento, até agora, é de R$ 2,37 milhões, de um total previsto de R$ 3 milhões. As outras áreas, a serem concluídas em 2009, compreendem, no primeiro pavimento, auditório e instalações para ensino a distância, e no terceiro andar 12 salas de aula. O terreno foi doado pela Administração Municipal à Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó. Já o projeto foi apresentado em dezembro de 2006 e as obras iniciaram em novembro do ano passado.

A melhoria nas condições para os estudantes e novos cursos, o posicionamento do campus como a principal referência no ensino superior em São Lourenço e região e o respeito que a Unochapecó tem na qualidade do ensino foram aspectos destacados pelo reitor Odilon Luzi Poli na inauguração. O dirigente enfatizou a meta de também atrair estudantes de outras regiões e assinalou que no próximo semestre será implantado o curso de Ciência da Computação e no segundo semestre de 2009 um curso superior de tecnologia na área de design. Outro aspecto destacado pelo reitor, com a implantação do campus, é a possibilidade, a partir de agora, do ensino de graduação ter em São Lourenço estreita associação com a pesquisa e a extensão. "Faremos a nossa parte no desenvolvimento da região e a Unochapecó será cada vez mais comunitária na medida em que estabelecer parcerias e receber o apoio dos segmentos da comunidade", indicou Odilon Poli.

Para o prefeito de São Lourenço do Oeste, o novo campus representa um local ideal para os estudantes se prepararem para o futuro. "As novas instalações e o investimento feito pela universidade engrandecem o município e consolidam a parceria com a prefeitura municipal", afirmou Nilvaldo Luiz Lazaron. Argumentou que o novo campus formará os estudantes da região e evitará que se desloquem para outros locais. Nesse sentido, o prefeito indicou a importância das novas instalações e a possibilidade de que sejam ampliadas e novos cursos passem a ser ministrados em São Lourenço.

Já o presidente da Fundeste, empresário Hermes Ignacio Palaoro, destacou a importância do novo campus para São Lourenço do Oeste e para os municípios próximos. Salientou que, pela necessidade da formação profissional e pela amplitude que abre para o desenvolvimento, "a implantação do novo campus universitário representa o segundo local em importância no município, depois da prefeitura".

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 4/12/08

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.