Unochapecó inicia aulas nesta segunda para mais de 8 mil alunos

« »

Universidade começa o semestre letivo em 37

cursos de graduação e 22 de pós-graduação

Aproximadamente 7.500 alunos começam nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, as aulas do primeiro semestre letivo na Unochapecó. Esses universitários estão matriculados em 37 cursos superiores de graduação, em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xaxim. Além dos cursos de graduação, a universidade possui em andamento, atualmente, 22 cursos em nível de pós-graduação, com 600 alunos.

As novidades deste início de semestre referem-se ao novo curso de Odontologia, à transferência de turno do Jornalismo da manhã para a noite e à implantação do curso de Ciência da Computação em São Lourenço do Oeste, assinala a vice-reitora de Graduação, professora Maria Luiza Lajus. Além disto, foram construídas seis novas salas de aula e será iniciado o processo de informatização de todas as salas. Outro diferencial, em relação ao semestre anterior, é o atendimento integrado na Central de Soluções (SOL), onde alunos e o público em geral podem fazer os encaminhamentos perante a universidade, das 7h30 às 22h.

Para acolher os alunos, especialmente os calouros, foi organizada uma programação especial, pela Coordenadoria de Apoio Acadêmico, com a participação do Atento - Programa de Atendimento aos Universitários, Programa de Divulgação da Graduação, Coordenadoria de Extensão e Programa de Orientação Profissional (POP). Neste semestre serão utilizadas, em Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste, 141 salas de aula e 122 laboratórios. Essa é uma das melhores relações entre salas de aula e laboratórios, nas universidades de Santa Catarina, permitindo estreita associação entre a teoria, a prática e a pesquisa.

Para a recepção aos calouros, o Projeto Metamorfose inicia nesta segunda e irá até 17 de fevereiro. Tem o objetivo de transformar a iniciação universitária em um momento de acolhida, apoio e integração dos novos alunos à vida acadêmica. Consta de dinâmicas interativas e reflexivas e do contato dos calouros com os veteranos, de forma descontraída e com respeito, dentro de procedimentos adotados na Unochapecó que eliminaram os trotes violentos e vexatórios.

A campanha Universitário Solidário Doa Sangue, direcionada a alunos, docentes e técnicos-administrativos, será desenvolvida de 16 a 20 de fevereiro. Numa parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), está em sua 16ª edição e atenderá necessidades de pacientes em 47 hospitais da região, que atuam diretamente para 80 municípios.

Em Xaxim e São Lourenço

No campus de Xaxim a recepção aos calouros será na quarta-feira, dia 11, com as atividades do Projeto Metamorfose e após confraternização entre os alunos. A mesma dinâmica será realizada no campus de São Lourenço do Oeste, na sexta-feira, dia 13.

Com o tema Cultura, no dia 3 de março será aberta em Chapecó a VII Gincana Universitária, dirigida aos calouros e que também é uma alternativa diferenciada de recepção e uma forma de integrar os universitários ingressantes com a comunidade acadêmica e a instituição. Nos dias 11 e 12 de março serão realizadas tarefas e outras atividades e no dia 14 um passeio ciclístico, em parceria com a Associação Pró-ciclismo de  Chapecó e Fundação Municipal de Desporto.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 6/02/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.