A Unochapecó através de convênio com a Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, passa oferecer pela primeira vez na região Sul do país, o curso de Licenciatura Específica para a Formação de Professores Indígenas Kaingang.
O convênio foi assinado na última quinta-feira, dia 23, entre o reitor da Unochapecó, professor Odilon Poli, o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon, e a representante do secretário de Estado da Educação, Mariléia Gastaldi Lopes.
O curso com a finalidade de formar professores de escolas indígenas com o título de licenciados, tem o objetivo de priorizar o ensino respeitando os costumes e ensinamentos indígenas e terá inicio neste segundo semestre.
O convênio entre a Unochapecó e a Secretaria de Educação de Santa Catarina representa a valorização da pluralização cultural, avalia o coordenador do projeto, professor Leonel Piovezana. Na primeira etapa serão oferecidas 60 vagas para professores indígenas Kaingang. Os alunos não terão custo com a graduação, já que o curso é uma solicitação da Secretaria da Educação, que repassará bolsas de estudo através do Artigo 171 da Constituição Estadual. Dessa forma, os valores investidos pela universidade para manter o curso serão repassados pelo governo catarinense, em forma de convênios anuais durante o período de cinco anos, tempo em que os alunos concluirão o curso.
O aluno poderá optar por uma das quatro áreas de formação oferecidas. São elas: Matemática e Ciências da Natureza; Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literaturas; e Pedagogia. As aulas serão ministradas em regime especial e presencial, na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçu, e as inscrições para o curso podem ser feitas na Secretaria Acadêmica da Unochapecó.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS
Texto:Joane Marcon - 25/07/2009
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.