Unochapecó promove discussão sobre parque tecnológico

28 de March de 2009

« »

Autoridades, lideranças do município, técnicos, empresários e dirigentes da Unochapecó e de outras instituições debateram na sexta-feira, 27 de março, a implantação de um parque tecnológico no município. A discussão ocorreu dentro do programa do I Seminário Sul Brasileiro de Inovação e Transferência Tecnológica.

A instalação de um parque tecnológico foi uma das propostas que a Unochapecó apresentou, na última eleição municipal, aos quatro candidatos a prefeito. Diante da relevância para o município e região, o tema voltou a ser discutido como fator de desenvolvimento econômico e social sustentável e que integre, em um local físico com suporte às interrelações, a pesquisa científica-tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais.

Conforme a universidade, Chapecó deve constituir um projeto para absorver empreendimentos orientados para o conhecimento, como plataformas de ciência, tecnologia e informação, empresas inovadoras e alto padrão de desenvolvimento sustentável econômico, social, ambiental e tecnológico. Para o vice-reitor Claudio Jacoski, isso requer a definição de uma política pública que otimize programas e recursos e oriente para iniciativas estratégicas e inovadoras, e diante disso a Unochapecó tem interesse em encaminhar os respectivos estudos.

Participaram da discussão no seminário os professores Paulo Esteves e Neri dos Santos. Foram debatedores o secretário de Desenvolvimento Regional Luciano Buligon, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Vincenzo Mastrogiacomo, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Américo do Nascimento Júnior, o reitor Odilon Poli e o vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Claudio Jacoski.

Aditivo para a economia

Segundo proposta dos professores e pesquisadores Neri dos Santos e Paulo Esteves, discutida no debate, parques tecnológicos atuam como "aditivos" e "catalisadores" dos demais setores da economia e são parte fundamental da infraestrutura necessária ao crescimento econômico e ao fortalecimento da competitividade empresarial.Assim, podem prover espaço para negócios baseados em conhecimento, ao abrigar centros para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e incubação, treinamento, prospecção, infraestrutura para feiras e desenvolvimento mercadológico.

Para os pesquisadores, como Santa Catarina passa por "uma transformação visível de uma economia industrial para uma economia baseada no setor de serviços, é fundamental que esta transformação seja ancorada em atividades de serviço intensivas em conhecimento". Segundo eles, a implantação de um parque tecnológico redireciona e organiza o crescimento das cidades com base em um novo urbanismo e essa estratégia pode usufruir do crescimento significativo da educação superior.

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.