Unochapecó propõe interação para qualificar a educação básica

26 de March de 2009

« »

Representantes de 60 municípios, de cinco microrregiões do Oeste Catarinense, discutiram na Unochapecó a situação da educação básica. Com 180 participantes, o evento foi organizado pelo Centro de Ciências da Educação da universidade e atraiu secretários municipais, dirigentes de escolas, outros gestores e professores das microrregiões de Chapecó (Amosc), Xanxerê (Amai), Concórdia (Amauc), São Lourenço do Oeste (AMNoroeste) e Maravilha (Amerios).

O seminário "Educação Municipal em Debate" teve em sua programação, na quarta e quinta-feiras, temas como "Qualidade da educação básica: políticas e indicadores" e "Limites: um desafio para os pais e educadores". Organizado para envolver os novos secretários de Educação nos primeiros meses de gestão, também constou de nove oficinas e teve a presença da coordenadora geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Edna Martins Borges.

Conforme o reitor Odilon Luiz Poli, o seminário foi realizado para criar espaço de debates sobre a situação e as necessidades do desenvolvimento da educação básica na região, criando interação permanente com as secretarias de educação dos municípios. "A Unochapecó promoveu o evento pelo seu compromisso com o desenvolvimento da região e por compreender que a universidade, especialmente a comunitária, tem um papel muito importante na produção e difusão de conhecimentos necessários para desenvolver a educação." Diante disso, haverá aproximação maior entre a Unochapecó e o poder público municipal, considerando que "a universidade precisa se aproximar da sociedade, incluindo o setor produtivo, o poder público e outras instituições".

Mobilizar conhecimentos

Para o dirigente, que também foi um dos palestrantes do seminário, a sinergia universidade/sociedade precisa cumprir determinadas funções no desenvolvimento, entre elas formar bons profissionais, conhecendo e compreendendo as necessidades dos segmentos da comunidade. Outra função é de produzir e difundir conhecimentos necessários ao desenvolvimento da região, conforme a demanda da sociedade.

O reitor Odilon Poli destacou, ainda, o papel da universidade de "mobilizar conhecimentos que não foram produzidos por ela, mas que estão disponíveis em algum lugar e que se revelarem importantes para a solução de problemas ligados ao desenvolvimento de empresa, instituição ou setor do desenvolvimento da região". Exemplificou com a intenção da Unochapecó de auxiliar os municípios na organização da educação.

Outra função da Unochapecó destacada pelo reitor está em produzir um conjunto de indicadores sobre a região, para orientar os investimentos públicos e privados, pois "sem dados, é difícil alguém planejar qualquer investimento, seja ele privado ou de política pública". Nesse sentido, é exemplo uma pesquisa realizada em conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista para identificar a situação e necessidades empresariais e que envolveu 5,9 mil empresas.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 26/03/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.