Unochapecó recebe comissão de recredenciamento

08 de February de 2007

« »
    Docentes e técnicos, em reunião com a comissão
    Alunos, na reunião com a comissão
    Comissão, com reitor e presidente da fundeste
    Encontro com a comunidade externa
    Encontro da comissão com docentes e técnicos
    Docentes e técnicos, em reunião com a comissão
    Alunos expuseram posições à comissão
    Comissão e vice-reitores, na runião com alunos
    Comissão e dirigentes da reitoria

Uma comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação esteve na Unochapecó nesta semana, em continuidade ao processo de recredenciamento, conforme previsto na legislação educacional brasileira. Entre segunda e quarta-feira, manteve reuniões com representações do meio acadêmico e da comunidade externa, dentro do processo de recredenciamento entregue em 9 de maio ao presidente do conselho, professor Adélcio Machado dos Santos.

Como procedimento regular, a comissão nomeada pela presidência do conselho, como organismo normativo, consultivo e de assessoramento que tem por finalidade deliberar sobre matérias relacionadas com o ensino em Santa Catarina, visitou a Unochapecó para verificar o seu funcionamento. Essa comissão tem como membros docentes/avaliadores ligados a outras instituições, que são os professores doutores Ivo Marcos Theiss (Furb), Maurício Fernandes Pereira (UFSC) e Wilson Schuelter (Unisul).

Dentro do cronograma de trabalho, a comissão manteve reuniões com o reitor Gilberto Luiz Agnolin, os vice-reitores Gerson Roberto Röwer, Maria Assunta Busato e Odilon Luiz Poli e o presidente da Fundeste, Hermes Ignácio Palaoro, e visitou instalações como biblioteca universitária, blocos de salas de aula e laboratórios, em Chapecó e em Xaxim. Também realizou reuniões com docentes e técnicos-administrativos e com representantes dos acadêmicos. Outro encontro foi com membros externos da assembléia da Fundeste, autoridades e lideranças, entre eles prefeitos, representantes da Câmara de Vereadores de Chapecó, de conselhos comunitários e entidades empresariais e associativas.

Conforme os integrantes da comissão, a finalidade da visita foi de avaliar o relatório de recredenciamento apresentado ao Conselho Estadual de Educação e emitir parecer sobre o que foi verificado para embasamento do relator do processo. Entre as observações destacadas pelos professores Ivo, Maurício e Wilson, estão o planejamento estratégico e a transparência na gestão universitária, a preocupação com o trabalho integrado entre ensino, pesquisa e extensão, a relação comunitária mantida pela Unochapecó e a necessidade de mais verbas públicas para maior acesso de estudantes ao ensino superior.

Para o reitor Gilberto Luiz Agnolin, a visita da comissão de recredenciamento "foi bastante positiva e os trabalhos bem desenvolvidos, permitindo que seus membros tenham uma visão de envergadura quanto às ações da Unochapecó, tanto interna quanto externamente". Conforme o reitor, a expectativa é de que até o final deste mês o Conselho Estadual de Educação defina o novo período de recredenciamento.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 2/08/06

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.