Unochapecó recebe comissão de recredenciamento
08 de February de 2007
Uma comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação esteve na Unochapecó nesta semana, em continuidade ao processo de recredenciamento, conforme previsto na legislação educacional brasileira. Entre segunda e quarta-feira, manteve reuniões com representações do meio acadêmico e da comunidade externa, dentro do processo de recredenciamento entregue em 9 de maio ao presidente do conselho, professor Adélcio Machado dos Santos.
Como procedimento regular, a comissão nomeada pela presidência do conselho, como organismo normativo, consultivo e de assessoramento que tem por finalidade deliberar sobre matérias relacionadas com o ensino em Santa Catarina, visitou a Unochapecó para verificar o seu funcionamento. Essa comissão tem como membros docentes/avaliadores ligados a outras instituições, que são os professores doutores Ivo Marcos Theiss (Furb), Maurício Fernandes Pereira (UFSC) e Wilson Schuelter (Unisul).
Dentro do cronograma de trabalho, a comissão manteve reuniões com o reitor Gilberto Luiz Agnolin, os vice-reitores Gerson Roberto Röwer, Maria Assunta Busato e Odilon Luiz Poli e o presidente da Fundeste, Hermes Ignácio Palaoro, e visitou instalações como biblioteca universitária, blocos de salas de aula e laboratórios, em Chapecó e em Xaxim. Também realizou reuniões com docentes e técnicos-administrativos e com representantes dos acadêmicos. Outro encontro foi com membros externos da assembléia da Fundeste, autoridades e lideranças, entre eles prefeitos, representantes da Câmara de Vereadores de Chapecó, de conselhos comunitários e entidades empresariais e associativas.
Conforme os integrantes da comissão, a finalidade da visita foi de avaliar o relatório de recredenciamento apresentado ao Conselho Estadual de Educação e emitir parecer sobre o que foi verificado para embasamento do relator do processo. Entre as observações destacadas pelos professores Ivo, Maurício e Wilson, estão o planejamento estratégico e a transparência na gestão universitária, a preocupação com o trabalho integrado entre ensino, pesquisa e extensão, a relação comunitária mantida pela Unochapecó e a necessidade de mais verbas públicas para maior acesso de estudantes ao ensino superior.
Para o reitor Gilberto Luiz Agnolin, a visita da comissão de recredenciamento "foi bastante positiva e os trabalhos bem desenvolvidos, permitindo que seus membros tenham uma visão de envergadura quanto às ações da Unochapecó, tanto interna quanto externamente". Conforme o reitor, a expectativa é de que até o final deste mês o Conselho Estadual de Educação defina o novo período de recredenciamento.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 2/08/06