Unochapecó se mobiliza e entrega documento ao presidente Lula

23 de June de 2006

« »
    Presidente Lula com boné da Unochapecó
    Presidente conversou com membros da comunidade acadêmica
    Representação da Unochapecó participa de recepção ao presidente
    Lula recebe documento da Unochapecó
Comunidade acadêmica defende verbas
federais para universidades comunitárias

Uma representação da Unochapecó participou nesta sexta-feira, 23 de junho,
da recepção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez a entrega de um documento que defende a adequação do projeto de reforma universitária e a destinação de recursos federais para as universidades comunitárias, como forma de ampliar o acesso à educação superior. O documento foi entregue ao presidente Lula em sua chegada no aeroporto de Chapecó para participar do II Encontro de Habitação da Agricultura Familiar, pelo reitor Gilberto Luiz Agnolin, juntamente com o vice-reitor Gerson Roberto Röwer, diretores de centros, coordenadores de cursos, docentes, técnicos e acadêmicos.

O reitor da instituição, ao falar da receptividade da proposta, destacou e agradeceu o empenho da comunidade acadêmica. Agnolin assinalou que a articulação terá continuidade e serão mantidos outros contatos com lideranças e candidatos às próximas eleições. Assinalou que essa busca de mudança no projeto da reforma universitária e de mais recursos públicos para as universidades será encaminhada também de forma integrada com as outras instituições comunitárias da região Oeste -Unoesc e UnC.

Depois de destacar a atuação da Unochapecó em mais de 35 anos, seu objetivo de atender aos desafios da realidade regional e a missão de produzir e difundir o conhecimento voltado para o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã, a instituição propõe que seja alterada a Proposta da Reforma da Educação Superior. Defende que o projeto "classifique claramente as instituições públicas de ensino superior não estatais, de origem municipal, para que seja possível a destinação de recursos públicos federais para projetos que desenvolvem, como forma alternativa para a expansão da educação superior". Argumenta que essas instituições, criadas por lei municipal, basicamente possuem sua manutenção através das mensalidades dos alunos, e mostra que com recursos do governo federal podem proporcionar gratuidade nos cursos de graduação que oferecem.

AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS
Outro argumento é de que as universidades comunitárias, com verbas federais, podem manter e ampliar os programas de extensão e assistência social que desenvolvem e que "possuem ampla repercussão na melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda". Também indica que essas instituições, de caráter comunitário e público, podem manter cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado voltados para o desenvolvimento regional sustentável.

O documento da Reitoria da Unochapecó justifica a reivindicação em favor das universidades comunitárias em função do papel que desempenham nas comunidades onde atuam "e por representarem importante patrimônio público instalado, com possibilidade e potencialidade para atender as necessidades da educação superior, otimizando as estruturas existentes e já adequadas à realidade local". Acrescenta que essas universidades se destacam pela forte atuação acadêmica, produção científica, programas de pesquisa e extensão comunitária, administradas por gestão participativa e democrática com representação dos segmentos comunitários, e podem otimizar a aplicação de recursos públicos para o benefício de maior número de pessoas com o acesso ao ensino universitário.

Texto: Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/4296MTbRS
Fotos: Sheila Marangoni

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.