Viveiro florestal da Unochapecó mostra na Efapi preocupação ambiental

16 de October de 2009

« »

O Viveiro Florestal Universitário, mantido pela Unochapecó, apresenta na Efapi 2009 uma mostra de seu trabalho e orienta os visitantes para a preservação ambiental. No estande, o público pode conferir como se faz uma compostagem orgânica, um minhocário, com seu processo de transformação de adubo em humos, além da demonstração de armazenamento e de brotamento de sementes.

Outro trabalho apresentado pelo viveiro em seu estande, localizado na área externa, próximo ao pavilhão de piscicultura, é uma maquete com demonstração de modelo para a preservação de mata ciliar. Além disso, no local também está uma representação em miniatura do aquífero guarani.

Criado em 2000, o viveiro florestal surgiu do projeto de conclusão de curso do acadêmico Alencar Belotti. A unidade funciona nas instalações da Unochapecó e trabalha com a produção de mudas para distribuição gratuita e com vendas a preço simbólico. Tem como finalidades produzir mudas de espécies florestais nativas para contribuir com a preservação da diversidade vegetal e a recuperação de áreas degradadas e desenvolver atividade permanente de educação ambiental com alunos do ensino fundamental e médio. Visando chamar a atenção para a necessidade da preservação do meio ambiente, todas as terças e quintas-feiras, o viveiro recebe visitas de crianças de escolas de Chapecó e região.

A meta do viveiro é ampliar o processo de coleta de sementes, para a montagem de um banco de depósito com diversas espécies. Para o desenvolvimento desse projeto, o viveiro conta com uma equipe formada por seis estagiários e mais seis bolsas dos cursos de Agronomia e de Ciências Biológicas. Segundo a acadêmica Simone Berno, do quarto período de Agronomia, o viveiro preocupa-se com a preservação do meio ambiente. "Trabalhamos com a educação ambiental para podermos formar uma sociedade mais engajada com a preservação da natureza", afirma a estudante.

Hugo Paulo G. de Oliveira-Jornalista MTb4296RS

com texto de Fernanda Moro - 16/10/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.