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Graduação

 

No contexto nacional ganham ênfase as discussões sobre as finalidades do ensino de graduação, em confronto com as transformações no mundo do trabalho e o avanço das formas virtuais de comunicação. Cresce a consciência de que é necessário substituir o ensino pela transmissão de conteúdos e informações, por processos de investigação.

Ganham destaque as novas modalidades de ensino como a educação a distância, os cursos superiores de tecnologia, a flexibilização curricular para atender novas configurações sociais. As tecnologias eletrônicas definem outras noções de espaço e tempo, de real/virtual, intensificando a globalização econômica, cultural e política.

Atender às demandas contemporâneas e consolidar uma cultura de inclusão dos sujeitos nos processos de aprendizagem é o desafio da Unochapecó. Para isso é necessário construir alternativas pedagógicas em seus mais de 40 cursos de graduação atualmente em andamento.

Torna-se explícita a necessidade de conduzir a progressiva autonomia do estudante na busca e habilidade de renovar os conhecimentos, no desenvolvimento da capacidade de reflexão, no domínio científico e profissional do campo específico e o desenvolvimento de habilidades e estratégias de comunicação.

A competência técnica não basta. É necessária a formação de valores culturais e de ética profissional. Por isso a Unochapecó assume alguns princípios, dos quais destacam-se: a educação para a condição humana; a autonomia intelectual; a pluralidade; a auto-avaliação/avaliação institucional; a qualificação do ensino; o compromisso com os interesses coletivos; a qualificação e otimização dos serviços ofertados aos docentes e discentes; a inovação na estrutura curricular; a inovação na aula universitária e o ensino articulado com a pesquisa e a extensão.

 

 

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