Atividades da semana integram análise jornalística e cultura

O Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril e para celebrar a data, o curso de jornalismo da Unochapecó programou duas atividades para esta semana. Nesta terça-feira (07), o projeto "De Olho na Mídia" reunirá estudantes do curso no plenário do bloco G com o objetivo de analisar os critérios de noticiabilidade e os conceitos de interesse público utilizados na cobertura dos veículos de comunicação no caso SwissLeaks-HSBC. Os estudante receberam a tarefa de pesquisar sobre o tema proposto e ler os textos indicados pelos professores. Para a conclusão da atividade, todos deverão entregar na coordenação, um paper com uma análise crítica no dia 15 de maio.

Na quinta-feira, 09, o centro acadêmico do curso (Cajor), em parceria com a coordenação do curso, organizará o "Sarau no bosque". A programação será dedicada à cultura e terá trocas de livros, exibições de documentários produzidos pelos estudantes do curso, pipoca e jogos.  Aberto ao público, o sarau terá início às 13h30. A exibição de documentários será partir das 19h30 com término previsto para 22h. Em parceria com Sebo Panacéia, livros e vinis também estarão à venda. O evento conta ainda com o apoio do projeto de extensão Cine Uno Itinerante e da Livraria Educativa.

Dia 07 de abril

A data é uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista e médico assassinado em 1830, em São Paulo, por lutar pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil. O seu assassinato levou D. Pedro I à abdicar o trono um ano após o ocorrido, deixando o lugar para seu filho, D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade. Passado cem anos, em 1931, a data passou a ser lembrada como o Dia do Jornalista.  Além disso, a Associação Brasileira de Imprensa(ABI) foi  fundada no dia 7 de abril de 1908, e possui com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Jornalismo
Dia