Aula magna marca início do semestre para cursos de Jornalismo, PP e Cinema
texto: Emilly Bueno, João Pedro Zatta Grolli *
Com o objetivo de iniciar o segundo semestre, ocorreu no auditório do Pollen Parque, na última quarta-feira, 2 de agosto, uma aula magna denominada "Mídias, Rádio e TV". O evento foi realizado na parceria dos cursos da Escola de Comunicação e Criatividade (Conexa) - Cinema e Mídias Digitais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda - com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT.
A atividade contou com duas palestras. O presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, ministrou sobre a Associação, além de falar sobre o crescimento da rádio e TV, e Cristiano Stuani, que atua como planejador, falou sobre o perfil profissional no mercado da comunicação. Foram apresentados ao público dados de uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE media, sobre a audiência das rádios catarinenses nos últimos dois anos, além de outras informações sobre o mercado de trabalho.
Para os coordenadores dos cursos responsáveis pelo evento, essa aproximação com o mercado é essencial para a academia, sendo uma grande oportunidade para os acadêmicos conhecerem como o mercado de trabalho na prática, bem como as expectativas percebidas pelos campos de atuação dos profissionais de comunicação. Segundo o coordenador de Jornalismo, Franscesco Flávio da Silva, trazer entidades e profissionais experientes para dentro da Universidade ajuda a compreender melhor os contextos do mercado de trabalho, o que é fundamental para os estudantes que estão em fase de formação profissional.
De acordo com a acadêmica do oitavo período de Jornalismo, Carla Andressa Pereira, a aula magna serviu para aproximar os estudantes para essa área e mostrar como a rádio continua forte. "A rádio não morreu mesmo, porque o pessoal está vendo TV, vai lá fora continuar o serviço ao redor de casa ou enfim, não tem como você levar a televisão, já o rádio sim, ele está do lado, no seu celular, ta na forma de streaming", argumenta.
Além disso, para Carla a aproximação da ACAERT com a academia também foi um ponto positivo do evento. "É muito bom ver essa associação perto de nós, e saber que não é só um e-mail que eles mandam, não são só aquelas pessoas de terno e gravata", comenta.
A acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Maria Paula Colatto, salienta que o evento foi importante para a conscientização sobre a importância do rádio, em um mundo completamente digital. "Às vezes, a gente acaba esquecendo que essas mídias afetam diretamente o nosso dia a dia. O rádio se flexibilizou e se adaptou para diversos meios. Você pode ser impactado em uma loja, no mercado, no carro, e até mesmo na própria internet", comenta. Além disso, a estudante conta que o evento agrega em seu desenvolvimento. "Traz repertório para tomada de decisões durante a minha vida profissional", finaliza.
* estagiários da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.