Evento sobre fotografia reúne alunos e profissionais no Pollen Parque

A primeira edição do evento 'Zoom: encontros com a fotografia' buscou comemorar o Dia Mundial da Fotografia e proporcionou uma mesa-redonda com profissionais da área, na segunda-feira (19), no Pollen Parque. Entre os convidados, estavam a  jornalista e fotógrafa, Suellen Santin, o produtor audiovisual e fotógrafo, Rodrigo Scandolara, o diretor de fotografia e fotógrafo still, Felipe Ballin. Além disso, o fotógrafo Ratão Diniz participou de forma online.

Para envolver os estudantes e discutir sobre o mercado da fotografia, a professora Angélica Lüersen idealizou o Zoom. Além de celebrar anualmente o Dia da Fotografia, o evento também será fixo no curso de Jornalismo e poderá envolver outros temas. De acordo com ela, cada profissional convidado representava uma área diferente da fotografia, a escolha foi pensada para mostrar aos universitários que é possível atuar em campos distintos. "Olhando para a fotografia, a gente não conhece os processos, não conhece as questões que movem um fotógrafo a fotografar isso ou aquilo. Nesse sentido, eu gostei muito do encontro", explica a professora. A organização também contou com o apoio da Acin Jornalismo e do Escritório de Design.

Estudantes dos cursos de Cinema e Mídias DigitaisDesign e Jornalismo compareceram à programação. "Conhecer trabalhos e profissionais que, antes, eu não conhecia, me proporcionou uma perspectiva diferente da que estou acostumada a acompanhar ou ver", afirma a acadêmica do segundo período do curso de Jornalismo, Larissa Assini. Ela ainda comenta que soube do evento a partir da professora Angélica e diz ter interesse em algumas das áreas discutidas pelos profissionais. Larissa também ressalta que ouvir alguém que já atua nestes ambientes foi extremamente importante e ampliou a visão dela sobre as áreas.

A estudante do quarto período de Design, Maria Eduarda Dal Magro, considera o evento como forma de ampliar o conhecimento a respeito da fotografia. "Eu não tinha a mínima noção de muitas coisas como as oportunidades, a história e o crescimento que a área da fotografia tem", conta. Maria também afirma que a fotografia é uma área em que tem interesse para se especializar e coloca esses eventos como essenciais. "Ter mais palestras com diversos profissionais sempre é um prazer e ajuda muito no aprendizado", conta a acadêmica.

Kevin Koskur Coelho, aluno do segundo período do curso de Cinema e Mídias Digitais, classifica o evento como "inspirador". "Quando vi a grade das pessoas que estariam presentes no bate-papo, fiquei com expectativas muito altas, porque são pessoas que passaram por esse mesmo lugar que nós estamos passando", relata. Kevin também afirma que participaria de outras edições e que considera interessante a realização das mesmas.

===

Texto: Leticia Buratti e Nádia Venancio, estagiárias da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Crédito foto: Andriele Martins