Minha Uno
Menu Busca

ABEx aproxima Universidade e comunidade, com ganhos para todos

Educação

“A ABEx leva o aluno a sair da parte teórica e experimentar a atividade na sua essência”

São Lourenço do Oeste/SC, 25 de outubro 2024 - No universo acadêmico, o conhecimento teórico ganha vida e significado quando pode ser aplicado na prática. Essa é a essência da Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx), um modelo pedagógico inovador que tem ganhado destaque nos cursos da Uno São Lourenço do Oeste. No curso de Direito, por exemplo, por meio de atividades práticas, como audiências simuladas, a ABEx não apenas prepara os estudantes para o mercado de trabalho, mas também aproxima a Universidade da comunidade, promovendo o desenvolvimento social e econômico da região.

Para o professor de direito penal e processual penal da universidade, Daniel Paim, responsável pela coordenação de atividades como a ABEx II, a iniciativa é uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem a realidade do sistema jurídico. “A ABEx leva o aluno a sair da parte teórica e experimentar a atividade na sua essência”. Ele entende que o modelo de aprendizado prepara futuros operadores do direito para o mercado com a prática de oratória, criação de teses e desenvolvimento de argumentação.

Paim conta que durante as simulações de audiências, os estudantes assumem papéis de juízes, promotores, testemunhas e partes envolvidas em casos fictícios, desenvolvendo suas próprias teses de defesa ou acusação. O professor ressalta que esse tipo de atividade permite aos alunos um contato direto com situações que enfrentarão na vida profissional, promovendo o raciocínio lógico e a argumentação jurídica. “A ABEx ajuda a quebrar a imagem de um curso puramente teórico. Aqui, eles praticam e exercitam a oratória, perdem a inibição e adquirem características essenciais para o operador do direito”, explica o professor.

Recentemente, no mês de setembro, a turma do segundo período de direito da Uno São Lourenço do Oeste participou da ABEx II do curso. Na oportunidade os acadêmicos simularam audiências. Segundo Paim, a experiência prática de simulação de audiências permite que os estudantes se familiarizem com o ambiente jurídico e se tornem profissionais mais capacitados. “Além disso, essa vivência contribui para o desenvolvimento da confiança e da habilidade de argumentação, competências fundamentais para quem atuará no tribunal”, observa.

Paim reforça que a ABEx é um exemplo de como o ensino superior pode – e deve – ultrapassar os muros da academia, integrando teoria e prática, conhecimento técnico e atuação comunitária.

===

Texto e fotografia: Marcelo Coan / AI Uno São Lourenço do Oeste.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image