ABEx de Design entrega nova identidade visual ao Gapa Chapecó

Comunidade

No início de 2023, um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde informou que mais de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Somente em 2022, houve o registro de mais de 16,7 mil casos da infecção. O diagnóstico precoce do HIV, logo após o contágio, aumenta a expectativa de vida da pessoa que vive com o vírus. Por essa razão, é imprescindível a conscientização e o incentivo a um comportamento sexual seguro.

É neste sentido que o Gapa (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids) atua em Chapecó. Fundado em 1989, o grupo tem como missão desacelerar a infecção pelo vírus e combater o preconceito e a discriminação às pessoas que convivem com HIB/Aids. O Gapa atua como uma instituição de utilidade pública municipal e estadual, desenvolvendo ações de prevenção para conscientizar a comunidade e buscando o auxílio de novos parceiros para fortalecer essa luta. Neste semestre, um dos parceiros do grupo foi o curso de Design da Unochapecó.

Por meio da disciplina ‘ABEx VI: Projetos interdisciplinares III (alta complexidade)’ do eixo Design Visual, a turma da quarta fase desenvolveu a renovação da identidade visual do grupo. Conforme o professor que orientou a ABEx, Bruno Nicolau da Silva, a proposta era de uma identidade humanizada, buscando estreitar os laços entre as pessoas e as causas defendidas pelo Gapa.

“Os alunos passaram por diversos processos de pesquisa e entendimento do cliente, é notável a importância dessa fase pois fez com que os próprios alunos, que tinham uma pré-concepção sobre a atuação do Gapa e hoje conseguem perceber como o atendimento deles é relevante e de extrema importância dentro da sociedade. Depois disso eles construíram novas identidades e apresentaram para uma banca de professores que realizaram uma pré avaliação com apontamentos dos acertos e possíveis mudanças no projeto. Por fim, eles entregam uma identidade reformulada, com uma proposta de comunicação mais atual, juntamente com estratégias de comunicação para a conscientização do público externo sobre essa nova perspectiva”, explica o professor Bruno.

A apresentação dos resultados à equipe do Gapa foi realizada no dia 07/12, e deu início ao período de comemoração dos 35 anos de atividade do grupo. Para Dirceu Hermes, que está à frente do Gapa Chapecó, a nova marca irá proporcionar ainda mais proximidade entre o grupo e a comunidade. “Ainda em etapa de produção, a nova marca já nos oferecia a melhor das impressões sobre o trabalho realizado pelos estudantes, sob a coordenação dos professores. Queremos muito estar mais próximos e essa foi a expectativa gerada pelos acadêmicos. A Diretoria do Gapa está impactada positivamente e já nos sentimos celebrando os 35 anos da associação”, destacou.

Ainda de acordo com o professor Bruno, além de poderem colocar em prática os conhecimentos teóricos e práticos da jornada acadêmica, o maior impacto proporcionado vem do cliente e da comunidade. “O cliente recebe uma comunicação atualizada e construída com muito esforço e carinho dos estudantes para a comunidade, que pode notar a importância da Organização da Sociedade Civil em seu cotidiano. Isso engrandece nossos futuros designers que podem ver seu trabalho gerando resultados para um bem maior”, conclui.

Quem o Designer atende

O curso de graduação em Design da Unochapecó oferece uma abordagem acadêmica diferenciada. Após a formação básica, os próprios estudantes determinam seus caminhos e interesses dentro do curso, podendo estudar de maneira focada nas áreas de Design de Produto, Design Visual ou Design de Games. As disciplinas são pensadas e organizadas de maneira a relacionar teorias e práticas, com intenção de formar pessoas criativas, competentes e interessadas em solucionar problemas.

Estudar na Unochapecó é sinônimo de construir uma trajetória na maior estrutura universitária da região, reconhecida nacionalmente por incentivar o empreendedorismo e a inovação. Os designers formados pela Uno possuem domínio integrado entre teoria e prática, e embarcam no mercado de trabalho com um diploma que se destaca. As inscrições para o curso de Design na Unochapecó estão abertas!

Gapa
design