ABEx de Educação Física destacam formação qualificada nas vivências práticas

Presente em todos os cursos de graduação, a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) é o componente curricular que representa a nova metodologia de ensino da Unochapecó. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos o contato com questões reais do mercado de trabalho, da indústria e da sociedade desde os primeiros períodos. Para isso, os cursos estabelecem convênios com o poder público, empresas privadas e associações que apresentam suas demandas e buscam resultados.

Muito além de promover o conhecimento técnico e as soluções práticas para problemas, a ABEx apresenta um importante potencial de desenvolvimento humano. Aspectos como a cidadania e a promoção da saúde também fazem parte das ABEx. No caso do curso de Educação Física, por exemplo, as vivências práticas se dão no esporte escolar e de rendimento, no lazer, na qualidade de vida e no mundo fitness. A turma do segundo período do curso, na disciplina ‘ABEX II: Processos didáticos pedagógicos em Esportes’, impactou mais de 600 crianças de Chapecó e região neste semestre.

Ao todo, foram mais de dez encontros e eventos esportivos promovidos pela turma no Ginásio da Unochapecó, em parceria com instituições como a Associação Chapecoense de Futebol, o Centro de Treinamento Falcão Futsal e a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental CEIB, de Chapecó. A turma também atuou em competições como a Copinha Verde e Branca. De acordo com o coordenador de Educação Física, professor Cristiano Padilha, o contato com o contexto escolar e infantil proporcionou experiências marcantes na formação dos acadêmicos.

“Partiu dos estudantes a condução e elaboração dos projetos, e a organização de todas as atividades para as crianças, adolescentes e pais. Eles acompanharam todos os eventos diretamente, participando na arbitragem, explanações de práticas seguras e deixando sempre materiais que pudessem servir em atividades futuras. A atuação dos acadêmicos apresentou um desenvolvimento técnico e reconhecimento da realidade social muito intensa. Protagonizaram e participaram ativamente da disciplina”, comenta Padilha.

A experiência foi influenciada pelas competências e habilidades esperadas para o processo de ensino e aprendizagem, alinhadas ao perfil do egresso do curso, validado e reconhecido pela sociedade de maneira motivadora. O papel protagonista dos acadêmicos nas atividades vinculou a extensão, que é curricularizada por meio da ABEx, com o conhecimento técnico-científico e uma compreensão profunda da realidade social. Conforme Padilha, o sentimento do curso é de satisfação diante do ginásio lotado de atividades e de incentivo a um estilo de vida ativo e saudável, independentemente de idade ou condição social.

“Como professores, os resultados esperados estavam relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em diversas competências necessárias para atuação nos diversos contextos esportivos. Aprender atendendo a comunidade resultados esperados eram de aproximar da universidade e realizar uma troca de experiências exitosas”, destaca o coordenador.

Educação Física é na Uno!

O curso de Educação Física mantém grupos de pesquisa, programas e projetos tanto no bacharelado quanto na licenciatura. As aulas práticas, como as realizadas nas disciplinas de ABEx, integram o estudante ao seu futuro campo profissional, impulsionando as experiências e o networking para uma carreira ‘reforçada’. Além disso, o curso também proporciona um contato interdisciplinar com a formação crítica sobre práticas pedagógicas, além de desenvolver competências e habilidades didáticas na prática e em contato com a comunidade.

Estudar Educação Física na Unochapecó vai muito além da qualificação profissional. Aqui, os futuros Educadores Físicos estudam na maior estrutura universitária do Oeste Catarinense, e encontram constantemente oportunidades como estágios, intercâmbios, cursos de extensão, eventos e bolsas de estudo. Colocação no mercado e qualificação após a graduação? Egresso conta com a Uno sempre! Inscreva-se no Vestibular 2024 em Educação Física.

licenciatura
Educação física