ABEx de Fonoaudiologia realiza campanha de conscientização contra o tabagismo

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o tabagismo é considerado uma epidemia, que leva ao empobrecimento, a doenças sérias e até mesmo à morte. É uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, além de outras milhares ocasionadas pela exposição ao fumo passivo. Ainda conforme a Opas, o Brasil é um dos países que têm participado do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabagismo (Projeto ITC) desde 2009. Nesse contexto, estudantes de diversas áreas do conhecimento estudam os impactos do tabagismo.

Inserido nas pesquisas sobre o tema, o curso de Fonoaudiologia da Unochapecó, durante a disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), desenvolveu um projeto sobre o tema. Segundo a professora e também coordenadora do curso, Raira Fernanda Altmann, “a decisão de abordar o tabagismo surgiu de discussões sobre ações que impactam a vida das pessoas. A educação é a chave para a conscientização sobre saúde fonoaudiológica, incluindo os riscos do tabagismo para a voz e a comunicação”.

A ‘ABEx II: Promoção e Prevenção da Saúde em Fonoaudiologia’, sob a coordenação da professora Raira Fernanda Altmann abordou o tema de forma diferenciada. “Tentando pensar em atividades significativas e inovadoras, os alunos trouxeram a ideia desse vídeo de conscientização”, relata a professora. Cinco alunos, Eduarda Muller, Evandro Gazzola, Maria Eduarda Delavy, Micheli Braga e Pérola Vieira Graeff, juntamente com a professora Raira, do curso de Fonoaudiologia, apoiados pelos laboratórios de cinema e EAD, e a Usina da Moda, elaboraram o vídeo.

Luz, câmera, conscientização

A produção do vídeo aconteceu a partir da sensibilização dos acadêmicos. “Eles entenderam a conscientização como algo crucial, especialmente porque o câncer de voz relacionado ao tabagismo é descoberto tardiamente. Prevenir é o melhor caminho, e, à medida que a Fonoaudiologia avança, essa questão se torna de grande importância para que possamos compreender melhor os impactos na saúde vocal de nossos futuros pacientes”, explica Raira.

O vídeo conta com o depoimento da fonoaudióloga Maria Verônica e de dois ex-fumantes, Pedro e Adão, sobreviventes de câncer de laringe. Ambos começaram a fumar jovens, desenvolveram câncer, se curaram, mas perderam suas vozes e hoje se comunicam com laringes artificiais. Ambos também concordam que, se tivessem tido uma instrução sobre os malefícios do tabagismo, provavelmente teriam pensado em parar de fumar.

Quando uma pessoa perde sua voz, ela perde praticamente toda a capacidade de comunicação e as consequências disso não são apenas físicas. De acordo com Maria Verônica, informações divulgadas recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que a cada 100 mil habitantes, 3,59% podem desenvolver câncer de laringe. “Doença que, quando não mata, traz várias dificuldades ao paciente, com muitas consequências emocionais”, ressalta. A receptividade dos acadêmicos à atividade, diante dos estudos sobre a gravidade do problema e o impacto social da proposta, foi notável.

“Com entusiasmo e comprometimento, percebendo o envolvimento em uma iniciativa prática com impacto direto na comunidade. A experiência proporcionou uma ligação importante entre teoria e prática. Essa vivência nos preparou de maneira mais abrangente para desafios futuros na área da Fonoaudiologia, permitindo experimentar uma conexão valiosa com o mercado de trabalho”, finaliza Raira.

Mercado aquecido

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que atua nos diferentes aspectos da comunicação humana, como linguagem oral e escrita, voz, fala, audição, motricidade orofacial, assim como nas funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação, nos diferentes ciclos de vida. Com diversas áreas de atuação possíveis, os profissionais podem se diferenciar no mercado de trabalho pela formação humana e pela capacitação.

O curso de Fonoaudiologia da Unochapecó está com inscrições abertas no Vestibular 2024. Aqui, os futuros fonoaudiólogos estudam na maior estrutura universitária da região, integram projetos e conhecem novas culturas, além de estar integrados ao mercado de trabalho desde os primeiros períodos. Inscreva-se!

* texto: Mara Welter, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Tabagismo
Moda