Acadêmicos criam e expõem novas ideias para procedimentos veterinários
Atividade faz parte do componente curricular ABEx- Aprendizagens Baseada em Experiências
Integrando conhecimento técnico e teórico da sala de aula com a prática profissional, as Aprendizagens Baseada em Experiências (ABEx) são componentes curriculares onde os acadêmicos desenvolvem competências da profissão a partir de problemas reais, trazidos pela comunidade e setor produtivo.
Através desse componente os estudantes do curso de Veterinária da Unochapecó apresentaram para comunidade novas ideias para procedimentos veterinários e peças anatômicas para estudos de anatomia e fisiologia.
Conforme Mauro Flores Polenz, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó, esses novos experimentos apresentados, pelos acadêmicos, poderão ser produzidos no futuro como materiais profissionalizados. “A ABEx, além de proporcionar experiências práticas, desde o primeiro período, leva diferentes conhecimentos para sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de toda região”.
O acadêmico Vicenzo Paludo apresentou o projeto ‘Simulador de Traqueostomia Canina’. O procedimento visa ajudar o paciente respirar em casos de fechamento de glote. Já Kauã Victor Barreto de Moura, apresentou uma simulação diferenciada para Nefrectomia – cirurgia para retirada de rim. Para os acadêmicos poder já no primeiro período desenvolver uma ação prática é uma experiência muito importante para entenderem as questões reais da profissão. A exposição dos projetos ocorreu no dia 28 de maio e foram usados bichos de pelúcia para simulação dos procedimentos.
A transformação do ensino de graduação pelo uso da Metodologia ABEx, vem alterando a formação dos futuros profissionais e mostrando que é possível um outro modelo para edificar competências e habilidades, preparando com qualidade dos egressos da Unochapecó e futuros profissionais.
===
Texto e fotos: Joane Marcon/AI Unochapecó