Acadêmicos promovem vivência prática com estudantes do ensino médio
A atividade teve como foco o desenvolvimento de competências de liderança e trabalho em equipe por meio de dinâmicas e desafios práticos
São Lourenço do Oeste, 06 de dezembro de 2024 - Na última quarta-feira (4), os acadêmicos do segundo semestre dos cursos de administração e ciências contábeis da Uno São Lourenço do Oeste participaram de uma experiência de Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx) junto aos alunos do terceiro ano da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Lúcia, de Novo Horizonte. A atividade foi realizada no campus da universidade, sob a supervisão do professor Haroldo Wilson Farinon, e teve como objetivo aliar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando aos acadêmicos e aos estudantes visitantes uma vivência enriquecedora.
De acordo com o professor, a ABEx é uma disciplina presente nos cursos de administração e ciências contábeis, que visa desenvolver as habilidades pessoais e comportamentais dos alunos, além de estimulá-los a compartilhar esses conhecimentos com a comunidade. “Foi um momento onde os acadêmicos compartilharam uma parte do treinamento que receberam em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Trabalhamos muito a questão da liderança, da colaboração e do trabalho em equipe, de forma que os alunos possam desenvolver habilidades pessoais para aplicá-las no dia a dia, tanto nas empresas quanto na comunidade”, explica o professor.
A atividade teve como foco o desenvolvimento de competências de liderança e trabalho em equipe por meio de dinâmicas e desafios práticos. Farinon destaca que a aprendizagem baseada em experiência é uma forma de tornar os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho, uma vez que alia teoria e prática de forma integrada. “A ideia é entregar pessoas melhores, desenvolvendo habilidades de uma forma lúdica, colaborativa, através de provas, exercícios, palestras e cases. Assim, ao longo do semestre, eles têm um desenvolvimento comportamental focado no crescimento pessoal”, pontua.
Para os estudantes do ensino médio da EEB Santa Lúcia, a experiência foi também uma oportunidade de conhecer o ambiente universitário e entender como é a dinâmica dos cursos oferecidos na universidade. “É uma chance de eles conhecerem o prédio, o ambiente universitário, e entenderem como a universidade funciona. Quem sabe isso também não os motiva a seguir essa jornada acadêmica?”, reflete o professor.
Segundo Farinon, a Aprendizagem Baseada em Experiência tem sido um diferencial importante para a formação dos acadêmicos, que têm a possibilidade de colocar "a mão na massa" e aplicar o que aprendem em sala de aula em situações reais. “Você pode ver uma receita de pão, mas é diferente quando você realmente faz o pão. Aqui, o aprendizado se externa de uma forma muito mais eficaz”, compara o professor, ao comentar a importância da prática no processo de aprendizagem.
Conforme o professor, os acadêmicos têm disciplinas de ABEx em todos os semestres do curso, e, à medida que avançam, os desafios tornam-se mais complexos, mas igualmente motivadores. “Nos primeiros períodos, o foco é no desenvolvimento pessoal, e conforme os períodos avançam, os desafios vão mudando, sempre com o objetivo de formar profissionais diferenciados e preparados para o mercado de trabalho”, finaliza.
===
Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste