ALESC homenageou ACAFE pelos 50 anos de atuação

Unochapecó integra a entidade desde sua fundação

Florianópolis/SC, 14 de maio de 2024 - Em sessão solene Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), prestou homenagem pelos 50 anos de fundação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Osni Régis, cuja sessão especial foi proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD).

Vicenzo Francesco Mastrogiacomo
Vincenzo Francesco Mastrogiacomo

Representando a Unochapecó, esteve presente o presidente da Fundeste, mantenedora da instituição de ensino superior, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo. O evento contou com a presença de autoridades de todo o estado, além de reitores, professores, colaboradores e alunos das instituições de ensino superior homenageadas.

A presidente da Acafe, Luciane Ceretta, lembrou que em 50 anos de atuação, as universidades comunitárias formaram mais de 600 mil pessoas que têm contribuindo, desde então, para que Santa Catarina seja destaque em muitos indicadores.

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, que foi presidente da Acafe entre 2020 e 2022, representou o governador Jorginho Mello (PL) na cerimônia. Para ele, as instituições comunitárias têm algumas missões importantes, como a integração do desenvolvimento da tecnologia com a educação e a formação de professores para o ensino infantil.

A Acafe foi fundada em 1974 com o objetivo principal de unir as 18 fundações educacionais criadas por municípios catarinenses para proporcionar cursos de ensino superior no interior do estado. Com a Unochapecó, são 14 instituições que reúnem 142 mil estudantes somente na graduação, o que representa 70% dos estudantes universitários de Santa Catarina.
===
Com informações: Marcelo Espinoza/Agência AL