Apresentação de pesquisas inovadoras movimentam o público durante Fiepe

Evento sediado na Unochapecó apresenta 21 importantes cases para comunidade

Chapecó, 23 de maio de 2024 - Experiências inovadoras, através de 21 cases apresentados, movimentaram o primeiro dia do IX Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe). As pesquisas apresentadas impactam diretamente na comunidade fornecendo subsídios para o seu desenvolvimento. Além das pesquisas, também foi destaque o painel que discutiu as perspectivas do ensino superior no Estado.

O encontro que promove debates importantes sobre o ensino, pesquisa e extensão, reúne as 14 universidades que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e integra pesquisadores, professores, autoridades e acadêmicos de diversas regiões do estado.

De acordo com Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó e presidente da Abruc, esse é um momento muito importante para Chapecó e o estado de Santa Catarina. "Através desse evento reunimos pesquisadores que trabalham na área da educação. Olhar para o futuro, é algo que o encontro está proporcionando. Basta lembrarmos que estamos comemorando 50 anos da Unochapecó e da Acafe. Essa trajetória com mais de cinco décadas de sucesso, envolve as muitas pesquisas e projetos que as Instituições de Ensino Superior desenvolvem em prol da comunidade” acrescenta Claudio.

Conforme a Pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação da Unochapecó, Andréa de Almeida Leite Marocco, "​sediar o Fiepe é um orgulho para a Instituição, é um momento de percebermos que nós conseguimos acolher as várias universidades, alunos, professores, técnicos, reitores, pró-reitores, e mostrar um pouquinho do que desenvolvemos aqui", destaca.

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta a importância do encontro. "Ter momentos como esse presencialmente, é fundamental. Porque, para além das discussões específicas e técnicas, também é possível compartilhar soluções, estratégias e construir vínculos. Isso fortalece o sistema Acafe e a nossa rede de instituições comunitárias", argumenta. Ceretta comenta ainda que após o evento, toda troca de experiências realizadas é colocada em prática por meio dos estudos universitários, como pós-graduação e pesquisa.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Romeu Hausmann ressalta que veio de Blumenau a fim de fortalecer laços em prol do conhecimento, bem como prestigiar a importante programação. "Essas discussões, que envolvem mais aspectos gerenciais e de planejamento, usamos para organizar os nossos planejamentos e alinhar as ações com as outras instituições. Então, são grandes orientações de como vamos proceder e qual o caminho a seguir dentro do ensino superior, em todas as áreas da atuação", afirma.

O Fiepe é um evento anual que visa discutir ações de extensão, graduação, inovação e pesquisa nas mais diversas áreas que integram a universidade enquanto associada Acafe. O evento, que iniciou quarta-feira (22), vai até sexta-feira (24).
===
_Texto: Emilly Bueno e João Pedro Zatta Grolli _