Arquitetura e Urbanismo e EEB Bom Pastor inauguram painel

A Escola de Educação Básica Bom Pastor inaugurou, nesta quarta-feira (14), um painel realizado pelos alunos do primeiro período de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó. A produção foi desenvolvida durante a disciplina de ABEx I: Comunicação Gráfica à Mão Livre e teve a orientação das professoras Márcia Moreno, Deise Flores Santos e Luana Peroza Piaia.

O projeto de humanização do espaço de uso coletivo surgiu durante o primeiro semestre de 2024. Segundo a vice-diretora geral e assessora de direção da escola Bom Pastor, Nilcéia Neuburger, a entrada da instituição foi realocada da rua Florianópolis para a Nereu Ramos. Após tal alteração, surgiu a ideia de trabalhar em parceria com a Unochapecó, para melhorar a visualização do ambiente escolar. "A elaboração valorizou o espaço e deixou mais aconchegante", afirma.

A professora da disciplina de ABEx I, Márcia Moreno, explica que o componente curricular possibilita aos estudantes seu primeiro contato com um "provável cliente". Assim, o universitário sana a demanda recebida aplicando habilidades adquiridas no decorrer do semestre. "O painel agregou à escola de forma exemplar, pois nele há elementos resultantes de solicitações dos usuários da escola (professores, funcionários e estudantes), inclusive a inserção do nome carinhoso a qual ela é tratada, de 'BOMPA'. Sem contar, claro, com a estética visual que encantou e modificou o espaço", salienta.

Ao todo, a turma de Arquitetura e Urbanismo, composta por 25 alunos, realizou 8 propostas. No dia da apresentação, alunos e professores da escola Bom Pastor estiveram presentes na Unochapecó e foram eles que ajudaram a escolher o projeto vencedor: o das acadêmicas Bruna Ganzer Santos, Gabriela Regina Hanauer e Katielly Caroline Rusch Ferrarini. "É sempre desafiador abraçar um projeto para a comunidade, ainda mais quando se trata de alunos do primeiro semestre. Porém, a turma encarou esse desafio com muito respeito, reconhecendo o papel do arquiteto e urbanista frente à sociedade" afirma a professora Deise Flores Santos, que também auxiliou na produção do painel.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ana Laura Vianna Villela, o trabalho colaborativo entre disciplinas distintas ressalta a importância da comunicação e da coordenação entre diferentes áreas do conhecimento. "Os alunos aprenderam a trabalhar em equipe, a compartilhar informações e a integrar diferentes perspectivas para alcançar um objetivo comum. Esse aprendizado é fundamental para projetos reais, onde a sinergia entre diferentes profissionais é essencial", ressalta. Ana Laura complementa que os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas prepararão os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e competência, tornando-os profissionais mais capacitados e versáteis.

Representando a reitoria da Unochapecó, o vice-reitor e pró-reitor de infraestrutura e gestão, José Alexandre De Toni, compareceu à programação no Bom Pastor. "A gente está muito satisfeito. Isso vem acontecendo em todos os cursos da instituição e ainda vai crescer muito, porque tem dado resultado positivo para todos" afirma. Ainda conforme o vice-reitor, essas práticas fora da universidade aproximam o universitário com o mercado de trabalho e permite aos estudantes vivenciar outras realidades.

===

Texto e fotos: Nádia Venancio, estágiaria da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel