Atividades envolvem comunidade acadêmica da Unochapecó

Geral

Adotado em 2017 pelo Ministério Público, o Agosto Dourado aborda os benefícios da amamentação.

Chapecó, 15 de agosto de 2024 - Agosto chegou, e com ele ações que celebram o cuidado. A III Jornada Internacional de Aleitamento Materno acontecerá presencialmente na Unochapecó e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Webinars via Youtube, durante todo o mês.

A parceria entre os cursos de Enfermagem da Uno, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), UDESC e UCEFF, vem com o intuito de fortalecer estratégias e colocar em prática o tema deste ano,  'Reduzindo as lacunas: apoio à amamentação para todos'. Para a professora Jucimar Frigo, responsável pelo apoio às atividades, relembrar o Agosto Dourado é importante para o bem-estar da mulher.

"Nós sabemos que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, e prolongado até dois anos ou mais, a criança diminui muito o risco de morbimortalidade infantil. Evita doenças gastrointestinais e alérgicas à criança e também melhora a saúde materna, porque diminui o sangramento no pós-parto da mulher e a amamentação também", conta.

O primeiro Workshop do evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher (LAESM), em parceria com o Espaço Viver Bem Unimed Chapecó, e tematizou as 'Boas Práticas de Aleitamento Materno'. Laura Decui, presidente da LAESM e acadêmica do 10° de Enfermagem, destaca que a Liga incentiva a amamentação para todos os públicos, em quaisquer situações: econômica, social e educativa.

"Precisamos mostrar à comunidade que a amamentação é necessária e deve ser cada vez mais incentivada para que ocorra em todos os lugares. Para além disso, mostrar que a possui seus desafios e que, quando compartilhados, sendo em rodas de conversa dentro da Universidade ou com a comunidade em geral, mostramos que ainda temos muito a fazer acerca desta temática", sublinha.

Aos futuros profissionais que participaram do momento, o conhecimento compartilhado foi pauta. Letícia Almeida, estudante do 6° período, conta que ter a oportunidade de conversar junto à comunidade, e ter a abertura para tratar de assuntos relacionados, faz com que entenda o papel social da profissão que escolheu atuar. "A palestra trouxe várias abordagens desconhecidas, inclusive para mim que sou mãe. Ouvir situações que não passei, me fez perceber que falar de amamentação é maior do que imaginava e que a cada ano se atualiza e que pouco ainda se conhece de benefícios e que eu, como estudante, posso fazer parte dessas descobertas".

A programação do Agosto Dourado continuará no dia 21/08, às 19h30, com uma Conferência de Abertura na UDESC que abordará "Promoção e Educação em Saúde do Aleitamento Materno na Contemporaneidade", com a prof. Rosane do Prado (IFSC). No dia 22/08, abordando "Amamentação e suas Interfaces com a Saúde das Mulheres, das Crianças e das Famílias", acontecerá um painel presencial às 14h. Já os Webinars acontecerão nos dias 23 e 30 de agosto, às 17h, com as professoras Dulce Pereira Galvão e Maria Fátima Vieira, diretamente de Coimbra - Portugal.

As inscrições para o evento são gratuitas! Saiba mais no Instagram da Liga.

A LAESM

"A LAESM surgiu de um sonho meu e da professora Juci", relembra Laura. A lacuna deixada pela falta de representação no curso, a qual pudesse cuidar da saúde das mulheres integralmente com carinho, foi selada com o surgimento da Liga. "A enfermagem é a arte do cuidado, mas sem deixar de produzir ciência, que é o nosso objetivo principal dentro da Universidade".

O próximo passo da LAESM é o Outubro Rosa, que também instiga produzir ciência e conhecimento para a comunidade. O mês mais intenso da Liga já tem atividades planejadas e parcerias aprovadas, além de ações de prevenção o mês todo.

===

Texto: Ionara Virmes/ AI Unochapecó