Atividades sensibilizam e orientam atendimento a pessoas com deficiência

Chapecó, 24 de junho de 2024 - O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, indica pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), no ano passado. Apesar disso, existem lugares que têm pouca ou quase nenhuma inclusão para essas pessoas e quando se trata de atendimento ao cliente a realidade tende aumentar.

Com objetivo de atender e acolher essas pessoas da melhor forma possível, a Diretoria de Desenvolvimento Humano da Unochapecó realiza, anualmente, atividades de sensibilização e orientação aos funcionários com vivências e explicações voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência.

Conforme a Assistente Social da Unochapecó, Katiucia Fernanda Kessler Mortari, as atividades foram organizadas possibilitando que os funcionários vivenciassem a experiência em ser cadeirante e cego, para que eles compreendessem, literalmente, as dificuldades que o PCD sente ao ser atendido. É uma atividade que visa compreender como é ‘sentir-se’ como uma pessoa com deficiência e estimular a empatia, pois ao se colocar no lugar do outro podemos colaborar na melhoria do atendimento das necessidades deste público”, afirma Katiucia.

De acordo com Katia Medianeira Barroso, do setor de Divisão de Acessibilidade, que realizou a prática, não é um movimento fácil colocar-se como pessoa com deficiência. Em ambas atividades é na prática que percebe-se a dificuldade que os PCDs vivenciam diariamente”.

Hoje a Instituição tem mais de 80 acadêmicos PCD, esses treinamentos aos funcionários visam atendê-los da melhor forma possível e fazer com que tenham atendimento inclusivo e sintam-se acolhidos. Em paralelo ao treinamento, que ocorreu em abril, a Instituição também disponibilizou aos colaboradores o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

============

Texto: Joane Marcon/AI Unochapecó