Minha Uno
Menu Busca

Atletas da Unochapecó conquistam quatro medalhas de ouro e uma de bronze

Esporte

Chapecó/SC, 21 de outubro de 2024 - Cerca de 7 mil atletas foram reunidos em Brasília para a 71° edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a edição tornou-se recordista em participação e trouxe quatro medalhas para a Unochapecó. A competição iniciou no dia 08 e finalizou no dia 19, divididos em dois blocos, e contou com 375 instituições de Ensino Superior representadas em 31 modalidades esportivas.

A Uno foi vitoriosa nas modalidades de Atletismo Feminino (100 m), com bronze para a atleta Daniele Campigotto, Atletismo Feminino (200 m), onde Daniele conquistou o ouro, Karatê Masculino (até 75kg), com ouro para o atleta Marco dos Anjos, Taekwondo Masculino, com ouro para o atleta Lucas Freitas, e Taekwondo Feminino, com ouro para a atleta Maria Clara Farina Rosa. Para Cristiano Padilha, coordenador do Núcleo de Desporto Universitário (NDU), a Unochapecó atua no desenvolvimento regional do esporte de forma transformadora, em especial pela parceria com associações esportivas de Chapecó.

"As conquistas anteriores e as atuais são a representação de um apoio que visa construir novas realidades pessoais, esportivas, profissionais e humanas. Sem esse apoio, não poderíamos mostrar o talento e esforço dos estudantes que são atletas esportivos durante o processo de formação universitária", aponta.

Campeã na modalidade do Taekwondo, Maria Clara considera o momento como "mágico". A atleta teve seu início aos 5 anos, na Ginástica Rítmica, onde competia em campeonatos estaduais e nacionais; alguns anos mais tarde, decidiu trocar seu rumo. Incentivada por seu pai, buscou por um esporte em que pudesse aproveitar sua flexibilidade, coordenação e outras habilidades conquistadas na ginástica, e conheceu o Taekwondo, que viria a ser sua paixão.

A medalhista conta que foram horas de treinamento e abdicações para alcançar o pódio, mas está satisfeita com seu desempenho no tatame. Hoje, classificada para o Pan-Americano Universitário, Maria almeja apresentar o seu melhor na competição e trazer mais uma grande vitória para Chapecó.

"O taekwondo exige muito da parte física e mental do atleta, conseguir conciliar os treinos a dieta, os estudos e o trabalho é sempre um desafio, mas no final vale a pena. Praticar o esporte ocupa um lugar muito importante na minha vida, sou grata por tudo que ele me proporciona, amizades, conhecer novos lugares e momentos únicos que ficaram marcados pra sempre", relata.

Cristiano afirma que o esporte é capaz de transformar pessoas e as pessoas transformam toda uma realidade comunitária. "Devemos agradecer e parabenizar esses estudantes/atletas que se desdobram na vida acadêmica e esportiva, outras mais por vezes, para chegar ao lugar mais alto do pódio. Ainda, lembrar que a Unochapecó sempre estará de portas abertas para receber os estudantes que desejam seguir com as práticas esportivas e saudáveis para suas vidas", finaliza.

Incentivo ao esporte

Assim como Maria Clara, outros 40 atletas participam ativamente da rotina acadêmica e são incentivados a dar continuidade ao seu sonho esportivo. A Unochapecó acredita que o esporte, unido ao conhecimento, pode transformar vidas e o ambiente em que estamos inseridos, por isso mantém parcerias ativas com diversas modalidades esportivas do município e oferece a Bolsa Atleta. Por meio da bolsa de estudos integral ou parcial, a Universidade possibilita com que os esportistas possam construir uma carreira além do esporte.

A rotina da acadêmica é dividida entre as práticas de Taekwondo, aulas de Ginástica Rítmica para crianças, ambos divididos entre o período matutino e vespertino, e o curso de Educação Física durante as noites. 

"Eu amo ir para a Universidade e sinto que, por já ter vivenciado bastante coisas dentro do esporte, me identifico muito com a área. Quando planejamos aulas, realizamos ABEx em outros lugares, momentos em que temos que passar algo para as pessoas ou até mesmo, agora que a gente está tendo a matéria de luta e de ginástica, eu gosto muito. Acho que a Uno ajuda muito a gente porque está sempre ali apoiando, incentivando, e os professores dão um suporte bem bacana".

Daniele, Marco, Lucas e Maria Clara tornam possível por meio do esporte. Quem faz Uno, realiza, inscreva-se agora no Vestiba 2025 e garanta seu SEMESTRE FREE*!

===

Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;

Fotografias: Arquivo Núcleo de Desporto Universitário.

*Incentivo previsto para estudantes que participarem do processo de bolsa de estudo do Programa Universidade Gratuita (residentes SC) e Lei Federal (demais estados) e que tiverem a solicitação deferida. O benefício é exclusivo para ingresso em 2025/1 e é válido para as mensalidades do primeiro semestre do curso, exceto Medicina. De acordo com a PORTARIA Nº 526/REITORIA/2024.

 

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image