Minha Uno
Menu Busca

Calouros de Medicina Veterinária participam de Cerimônia do Jaleco

Educação

Chapecó, 25 de março de 2025 - Utilizado como equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, o jaleco é símbolo mundial para descrever a área. A veste também representa, mesmo que indiretamente, uma forma de proteção aos pacientes atendidos e seus tutores, bem como a higiene e o zelo ao ambiente de trabalho.

Desta forma, a Cerimônia do Jaleco, celebrada no início da jornada dos estudantes, simboliza uma transição de etapas e a responsabilidade em cuidar de sua comunidade. E nesta segunda-feira (24) foi a vez dos calouros de Medicina Veterinária receberem seus jalecos.

Tradicionalmente, o momento intui ensinar aos calouros a importância e o modo correto para a utilização do EPI. Durante a celebração, os calouros receberam jalecos brancos de seus pais e/ou responsáveis, e comprometeram-se a executar seus encargos com responsabilidade e respeito.

Para Marino Vargas, acadêmico do primeiro período de Veterinária, a Cerimônia do Jaleco é muito importante para a jornada no curso, uma vez que atua como motivação para enfrentar a nova jornada ao lado da família, amigos e todos que dão suporte para não desistir nunca.

Marino recebeu o jaleco de sua família.

“A Universidade é uma fonte muito rica em conhecimentos teóricos e práticos, assim como nos molda para uma sociedade. Espero beber muito dessa fonte, trocar conhecimentos com colegas e professores, fazer amizades duradouras e poder contribuir também para a evolução dessa Instituição", sublinha.

Marino conta que sua relação com a profissão é antiga. “Medicina Veterinária representa pra mim, muito amor e determinação, sempre pude conviver com animais e sempre procurei entender um pouco suas reações e comportamento. E, agora, poder estudar e mais além poder ajudar de alguma forma os animais é um turbilhão de emoções”, relata.

A Universidade parabeniza todos os calouros do curso de Medicina Veterinária e deseja uma caminhada repleta de conhecimento, superação, felicidades e amizades!

===

Texto e fotografia: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa Unochapecó.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image