Chegou a hora de nos reencontrarmos
Texto Ionara Virmes*
"Ela estaria ansiosa com esse retorno, do mesmo modo que estou hoje, a expectativa é muito grande. Tínhamos muitos planos para o decorrer deste ano, mas eu sei que, de uma maneira ou outra, ela está aqui conosco, recepcionando nossos estudantes em sua volta à Universidade". É o que nos conta Jeferson Vertuoso, filho da Tia Isabel e proprietário da cantina 'Da Tia'. Isabel Marques era figurinha carimbada no campus da Uno, querida por todos os estudantes, e nos últimos meses de 2021 contava para todos aqueles que passavam 'na Tia' sobre a sua felicidade com o retorno do movimento nos corredores.
São histórias que movem a nossa Universidade, de aventuras vivenciadas e de pessoas que entram em nosso caminho e tendem a mudá-lo de maneira positiva, como a Tia, o Tio, colegas de classe, professores e técnicos. E nesse ano, mais do que nunca, o nosso reencontro é especial! Após dois anos afastados, conversando por telas e textos em aplicativos de mensagem, podemos compartilhar sorrisos e criar novas memórias.
"Sejam todos bem-vindos! Esperamos ver muitas carinhas aqui na cantina, dos veteranos que estão conosco há algum tempo e dos calouros, que estão chegando agora e tem uma jornada por vir, para atendermos todos da melhor maneira possível!", finaliza Jeferson.
O movimento, que há muito não se via pelos corredores, está de volta. E com ele o frio na barriga do primeiro dia de aula para os calouros e para muitos veteranos que vivem a alegria do reencontro. Como é o caso de Nátaly Colombo, estudante do 5° período de Farmácia. A acadêmica entrou na Uno no início de 2020, estudou menos de um mês presencialmente.
"Para esse ano espero que consigamos aproveitar aquilo que a gente não conseguiu experimentar e viver no campus de fato, aproveitar os espaços oferecidos e, principalmente os colegas! Mal nos víamos durante os últimos dois anos, apenas em algumas aulas práticas presenciais, e por mais que a turma continue a mesma, todos pareciamos estranhos por não nos comunicarmos propriamente", conta.
Sentadas no Jardim das Artes, Natály, Suyanne e Luísa não escondem a alegria de estarem juntas. A amizade começou a partir de um grupo formado no WhatsApp para um trabalho de aula, e agora, presencialmente, elas estão ansiosas para conhecer melhor umas às outras e criar novos laços na Instituição.
Ao final da tarde, carinhas curiosas começaram aparecer no campus, procurando suas salas e colegas que irão conviver nos próximos anos. Camille e Andressa estudaram juntas durante o Ensino Médio e, agora calouras de Enfermagem e Engenharia Civil, respectivamente, contam que a estrutura da Instituição as fascina pela grande área verde e, principalmente, pela diversidade de pessoas por todos os lados. Para elas, o acolhimento recebido ajudou a acalmar o nervosismo.
"Olhando para trás, sinto muito orgulho! Chegar na Universidade e ver todo esse novo mundo é muito diferente, com medo e um pouco nervosa, mas com a certeza que vou gostar bastante dessa nova etapa. Sempre tive certeza na área que quero atuar e ver que está dando certo me deixa muito feliz!", celebra Andressa.
Podemos te ajudar?
Para todos os novos estudantes que precisavam de ajuda neste primeiro dia de aula, a equipe da Unochapecó esteve pelo campus auxiliando na busca pelas salas de aula. Para Júlia Petit, analista de conteúdo da Unochapecó, participar da campanha e da organização das boas-vindas significa muita felicidade e esperança para esse novo ano.
"Após dois anos sem atividades, o retorno traz aquele brilho no campus. Ter estudantes andando para lá e pra cá faz com que haja ainda mais motivação para trabalhar em todo esse processo do retorno seguro", sublinha.
Colégio Uno
Os estudantes do Colégio Unochapecó também retornaram às aulas ontem (14/02), e foram recebidos com um evento de boas-vindas. Durante a manhã conheceram os professores e coordenadores, além da estrutura e da parceria com a Universidade. A coordenadora, professora Marizete Matiello, relata que é maravilhoso receber os mais de 40 alunos.
"Eu digo para nossos alunos que eles escolheram viver o 'novo' aqui no Colégio Unochapecó. E esse 'novo', neste momento, mobiliza eles a construir uma parte da história, uma nova história a partir de agora, que eles se desafiem a ser protagonistas. Estamos em um Colégio que deseja que todos sejam ativos, participativos, e que ajudem a construir este conhecimento. Porque, muito mais do que vir para a escola, decorar os conhecimentos da apostila e devolvê-los para o professor na hora da prova, buscamos ir além. Nós queremos que estes alunos se apropriem do conhecimento e que o leve para sua vida, lembrando dele até na velhice porque é um conhecimento que será significativo para ele. E que, ao mesmo tempo, gere uma boa nota", pontua.
Nós, da Unochapecó, desejamos um ótimo semestre e ano letivo para todos nossos estudantes. Esperamos contribuir com a história da sua vida!
*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise