Cineclube Helena promove evento no Dia da Animação
Chapecó/SC, 25 de outubro de 2024 - Há mais de 20 anos, em todo mês de outubro, é comemorado mundialmente o Dia da Animação. A data existe para homenagear a primeira projeção pública de imagens animadas, que ocorreu em 1892, no Museu Grévin, em Paris. O dia 28 de outubro foi escolhido pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e desde 2002 celebra mundialmente a animação como expressão cultural.
Em 2024, o evento nacional em comemoração à data, o Dia Internacional da Animação (DIA), completa 21 anos. A iniciativa promove a inclusão e o acesso à cultura por meio da exibição simultânea de curtas-metragens e, neste ano, também será transmitida em Chapecó, por meio do Cineclube Helena, Projeto de Extensão da Unochapecó que busca garantir o acesso público às produções audiovisuais. A programação acontece no Salão de Atos da Universidade, a partir das 19h.
Em Santa Catarina, o evento foi viabilizado através do Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com o Governo do Estado e a partir da Lei Paulo Gustavo. Os recursos são provenientes do Ministério da Cultura, o que possibilitou a ampliação da programação para 21 municípios de Santa Catarina.
De acordo com o organizador do evento na Unochapecó, professor João Pietro Meili Bridi, esse aumento fortaleceu a difusão da data, além de ser uma oportunidade para que a população conheça produções que não são exibidas no circuito comercial de cinema. João também fala sobre o que espera da solenidade: "a expectativa é de que a gente cumpra com o objetivo do Cineclube, do acesso ao cinema para a comunidade, e também da Unochapecó, ao reforçar esse senso comunitário".
A comemoração terá duração de duas horas, uma delas com a exibição de curta-metragens brasileiros e o restante com produções de nível internacional. Ao todo, serão exibidas 13 produções, oito nacionais e cinco internacionais. O evento é gratuito e acontece de forma simultânea em 250 cidades brasileiras.
===
Texto: Emilly Bueno, Leticia Buratti, estagiárias da Acin Jornalismo sob supervisão de João Pietro Meili Bridi.