Confiança do consumidor chapecoense registra aumento para o mês de outubro
Calculado pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) para o mês de outubro registrou aumento de 8,56% em comparação ao mês anterior. Os dados foram coletados em Chapecó durante os dias 16 e 30 de setembro, com a participação de 152 pessoas
Em relação a outubro de 2023, o ICC foi de 90,71 pontos, havendo uma variação negativa de 10,23%. A interpretação dos resultados, segundo a taxonomia, ainda indica um cenário de desconfiança. Já o Índice de Condições Econômicas (ICE), um dos grupos dos que compõem o ICC, apresentou um aumento de 6,69%, passando de 81,33 pontos para 86,77 pontos.
O ICE indicador mostra a confiança em relação à situação financeira comparada com os últimos 12 meses e, neste mês, os resultados indicam que os consumidores estão mais confiantes com relação às suas finanças e às condições atuais para aquisição de bens duráveis, se comparado ao passado. Porém a situação é de desconfiança, visto que o indicador também é menor que 100.
Com olhar ao futuro, o Índice de Expectativas de Consumo (IEC), que mensura a expectativa dos consumidores nos próximos anos - quanto aos negócios, situação econômica pessoal e do país -, registrou aumento. O índice passou de 74,61 para 81,90 pontos neste mês, uma variação de 9,76% em relação ao mês passado, apontando otimismo.
Confira os boletins completos na página de Indicadores Econômicos Unochapecó.
===
Com informações do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó.