Consun presta homenagem aos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu

Chapecó, 01 de agosto de 2024 - Na manhã de quinta-feira (01), os membros do Conselho Universitário (Consun) foram reunidos para uma homenagem especial. Aos cursos de Graduação e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu que completam 10, 15, 20, 25, 35 e 50 anos neste ano, foi entregue uma Menção Honrosa, a qual reconhece cada curso por sua excelência e comprometimento com a Instituição.

Para o reitor da Unochapecó e presidente do Consun, Claudio Jacoski, é de extrema importância lembrar de maneira carinhosa e respeitosa toda a caminhada que foi feita por cada curso. Dessa maneira, o Consun homenageia todos os cursos que, a partir de dez anos, completam um novo ciclo - de cinco em cinco anos.

"Quando tivéssemos esse ano cheio faríamos a lembrança de comemorar essa data, porque a gente sabe o quão difícil é a caminhada e a manutenção de um curso. Seja por conta da evolução que a gente tem na tecnologia, ou nas mudanças das profissões, e mesmo assim nós temos cursos que atingiram 50 anos! Também tivemos cursos do Stricto Sensu, que nos dá uma alegria muito grande por conta de que é uma caminhada de resultados e sucesso, fazendo entregas, formando estudantes", sublinha o reitor.

Jacoski ainda relembra que, nos próximos dias, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu chegarão a 1.000 formandos, e a Graduação atingirá 44 mil, números estes que foram conquistados por todos que já passaram por aqui. "Então a homenagem é para o curso, é para o coordenador que está aqui e recebeu, neste momento, a homenagem, mas a gente foca em todos aqueles que passaram por aqui, que deixaram sua história, seu legado. E deixaram uma formação de qualidade, formação essa que permitiu com que toda a região se desenvolvesse".

O curso de Administração foi criado no dia 12 de fevereiro de 1974.

Neste ano, treze cursos fizeram parte das comemorações, dentre eles destacam-se Administração e Ciências Contábeis, os quais completam 50 anos. Gilseli Molozzi, coordenadora do curso de Administração, afirma que o momento de homenagem confirma o compromisso que o curso tem com a região e com os profissionais colocados no mercado desde sua fundação em 1974. "O curso sempre se preocupa em observar o que o mercado, de uma forma geral na área de Administração, requer. Sempre atualizando sua matriz curricular para dar respostas ao mercado, a sociedade como um todo", conta

Por ser um curso dinâmico, o profissional formado aqui desenvolve habilidades em todas as áreas propostas, com foco no empreendedorismo, inovação e geração de novos negócios. De acordo com Gilseli, os estudantes são provocados a desenvolver práticas reais durante a graduação, onde proporcionam soluções para a comunidade "porém, ele (o curso) precisa desta atualização constante, e dentro dessa trajetória de 50 anos demonstra toda essa preocupação em responder às demandas, em entregar um profissional qualificado que esteja voltado às questões sociais".

Quando recebeu a placa de Menção Honrosa ao curso de Ciências Contábeis pelos 50 anos, a coordenadora do curso, Daniela Di Domenico, deixou a emoção tomar conta, "quanta história tem aqui, quantas pessoas envolvidas!". Com mais de 3.000 egressos espalhados não apenas em Santa Catarina, mas pelo mundo, o curso de Contábeis da Uno foi um dos pioneiros da região.

O curso de Ciências Contábeis também
foi criado no dia 12 de fevereiro de 1974.

"Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história, de ter convivido com pessoas que me ensinaram muito, que contam um pouquinho do que aconteceu lá atrás. Imagina como tudo isso começou de uma forma bem diferente! A realidade era outra, e as dificuldades eram outras também, mas com força e o trabalho de muita gente esse curso foi sendo construído", relata a professora.

Receberam a Menção Honrosa de 10 anos os seguintes cursos:

- Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e Administração;

- Medicina Veterinária;

Receberam a Menção Honrosa de 15 anos os seguintes cursos:

- Psicologia (Uno São Lourenço do Oeste);

- Engenharia Mecânica;

- Design;

Receberam a Menção Honrosa de 20 anos os seguintes cursos:

- Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais;

- Ciências Contábeis (Uno São Lourenço do Oeste);

Receberam a Menção Honrosa de 25 anos os seguintes cursos:

- Enfermagem;

- Farmácia;

- Arquitetura e Urbanismo;

Recebeu a Menção Honrosa de 35 anos o seguinte curso:

- Letras - Português/Inglês;

Receberam a Menção Honrosa de 50 anos os seguintes cursos:

- Administração;

- Ciências Contábeis.