Curso de Administração celebra 50 anos com Semana Acadêmica e evento especial
Chapecó, 02 de outubro de 2024 - Em 1974, o primeiro curso de Administração do oeste de Santa Catarina foi inaugurado. Na época, Pedagogia, que era a única graduação ofertada na cidade, recebeu a companhia de outros três: Administração, Ciências Contábeis e Estudos Sociais. Entre os ingressantes, influenciado pelo seu trabalho com o Estado, estava Nelson Cortina, um jovem preparado para os desafios da profissão.
Nelson participou ativamente da vida acadêmica, afinal a Fundeste também estava no início de sua jornada, e foi com sua dedicação e de seus colegas que o curso se firmou e pode tornar-se referência na região. Ele lembra dos professores que se deslocavam de outras cidades para lecionar na nova Universidade, das trocas de experiências e conhecimentos singulares.
Conta ainda, dos momentos que organizaram rifas para dar suporte financeiro à Fundeste, de modo a proporcionar a vinda dos professores e viabilizar a continuidade do curso. Amizades iniciadas nas promoções da Fundação trilharam 50 anos de jornada, naquele tempo pequenas festas que celebravam o companheirismo aconteciam mensalmente; após a formatura, em 1977, os encontros aconteciam de cinco em cinco.
"Quando chegou nos 40 anos, um colega que vem sempre de Cuiabá pediu 'por que não faríamos (o encontro) em outra cidade?'. Daí foi feito o desafio, ele promoveu um encontro em Cuiabá e, no 42º ano de formatura, nós tivemos um grupo significativo de 19 colegas em Cuiabá', relembra.
A partir daí, a primeira turma de Administração viajou pelo Brasil. Para comemorar os 45 anos, o grupo reuniu-se em Balneário Camboriú e, para o final de outubro, estarão em Aracaju, no Sergipe. "A Administração foi muito importante na minha vida profissional, assim como nos demais colegas. De nossa parte, nas empresas em que trabalhávamos, viabilizamos que os conhecimentos recebidos fossem colocados em prática. Foi uma interação muito proveitosa e muito grande para o conhecimento da época", pontua.
Para o professor Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó, comemorar 50 anos de um curso o qual teve envolvimento de suma importância para a comunidade demonstra uma bonita jornada. Ele lembra, ainda, que o curso foi fundamental para o desenvolvimento de Chapecó e toda a região, e afirma que todos aqueles que passaram por aqui deixaram um legado muito importante.
"Os professores que passaram por essa caminhada foram importantíssimos, os próprios alunos cumpriram a sua missão como estudantes, como egressos dessa caminhada e toda uma produção de soluções que a gente já gerou durante esse tempo. Além de a gente considerar o empreendedorismo que é o foco desse curso e que gera tantas empresas e que posiciona também o desenvolvimento regional que é a missão da nossa Instituição', pontua.
Semana do Administrador
Novas histórias de companheirismo são construídas dia após dia no curso, e para celebrar a jornada trilhada e o futuro da profissão, foi realizada a Semana do Administrador. Durante três dias, estudantes e egressos puderam prestigiar palestras com temáticas atuais e recheadas de aprendizado. Na segunda-feira (23), foi realizada a abertura da programação e teve a presença de Fabio Scabeni, sócio da VIASOFT, com a temática 'Do que é feita uma carreira bem sucedida'.
"Cumprimento nossos professores, esses, com certeza, são aqueles que semeiam, que plantam aquilo que nós colhemos no futuro. Hoje eu escolhi uma frase muito bonita que dizia, não trouxe flores, me trouxe sementes, porque elas duram mais. E é um pouco sobre lançar as sementes para que no futuro a gente possa ver brotar, florescer e dar muitos frutos. Mas, em especial, eu não poderia deixar de agradecer a todos os estudantes que estão aqui hoje, por terem acreditado na Unochapecó, por terem acreditado no curso de Administração, por que vocês estão fazendo, e ainda farão, a diferença nos nossos cenários da nossa região, do nosso Brasil", gratula a professora Andréa Marocco, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, durante o ato de abertura.
A segunda noite (24) foi palco do evento 'Vida Empresarial' da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), o qual reuniu seus quatro últimos presidentes para debater 'Gestão e Desafios: Realizações de Líderes Empresariais'. Para encerrar as palestras, Ale Prates guiou o público na temática 'A reinvenção do profissional'. Gilseli Molozzi, coordenadora de Administração, afirma que, comemorar a data, consolida o compromisso do curso com si próprio e com a comunidade.
Na sexta-feira (27), a solenidade de 50 anos reuniu da primeira turma de Administração até a mais nova, corpo gestor e docente da Unochapecó e autoridades do ramo. O momento contou com uma apresentação do Coro Universitário, sob regência do professor Gustavo Malfatti, com as músicas 'Me voy', de Julieta Venegas e Jorge Villamizar, e 'Heal The World' de Michael Jackson. Além disso, o especial de 50 anos da revista Team ADM foi lançada e uma moção de Reconhecimento do Poder Legislativo foi entregue ao curso.
"Eu tenho muita honra e muito orgulho de fazer parte dessa história. É a profissão que nos escolhe, então esse curso também escolheu assim como escolheu a cada um de vocês que está aqui hoje; e, assim como eu, reconhece a importância da educação maior de qualidade vinculado também às necessidades de mercado e aos princípios principalmente éticos que regem a nossa profissão. Ao longo dos anos o curso se considerou como uma referência do Ensino Superior, oferecendo uma formação sólida e abrangente, capaz de formar os nossos egressos e os nossos futuros egressos, para que possam atuar nas diferentes áreas nos contextos organizacionais', reitera a coordenadora.
Professor do curso durante anos, o vice-reitor da Unochapecó, professor José Alexandre De Toni, orgulha-se de cada profissional entregue ao mercado de trabalho pela Uno. Para Zeca, carinhosamente conhecido na Universidade, esta é uma data histórica, que comemora o início do Ensino Superior na região.
"O curso já formou mais de 3.600 egressos, tendo colocado esse pessoal todo no mercado de trabalho, não só da região, mas do estado, do Brasil inteiro. Dessa forma, é muito difícil medir a quantidade de empresas criadas, postos e trabalhos criados a partir dos profissionais formados no curso de Administração, fazendo com que a região tenha crescido. Ressalto, também, a importância na criação de outros cursos da Universidade pelos professores que, lá na década de 70, atuavam no curso e tornaram possível com a Unochapecó", ressalta.
Dessa forma, a Unochapecó agradece à todos que confiaram na Instituição, vocês são responsáveis pela transformação diária da nossa região. Parafraseando o senhor Nelson Cortina, a Administração, 'independente de onde nós estamos, e mesmo na vida particular de cada um de nós, é muito importante para aprender a planejar, executar. Sem a administração, nós com certeza não teríamos sucesso nos nossos objetivos', e por isso somos referência. Parabéns, Administração! Que venham os próximos 50 anos.
===
Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;
Fotos: Edu Vial e Ionara Virmes / AI Unochapecó.