Curso de Arquitetura e Urbanismo comemora 25 anos com palestra especial
Chapecó/SC, 18 de outubro de 2024 - Transformar sonhos em realidade por meio da arte, planejamento e técnicas especializadas, este é o poder da Arquitetura e Urbanismo. Na Unochapecó, o curso já entregou 780 profissionais qualificados ao mercado de trabalho e, nesta quinta-feira (17), comemora 25 anos de sua implantação.
Estudantes, egressos, docentes e técnicos administrativos participaram da comemoração especial realizada no Auditório do Cooperativismo, no Pollen Parque Científico e Tecnológico. Entre eles, a professora e coordenadora de projetos da Universidade, Carla Cristina Secchi, prestigiou a palestra com seus estudantes e relembrou uma parte especial de sua jornada. Egressa da turma de 2016, Carla relata que escolheu a Arquitetura e Urbanismo após participar do Mundo das Profissões em 2010, momento em que conversou com professores e estudantes e encantou-se com a área
A professora lembra com carinho de ocasiões que marcaram seu percurso na Universidade, como o primeiro dia na faculdade, a apresentação do TCC - regada a muitas lágrimas, a formatura e, finalmente, o primeiro dia como docente. Hoje, agradece à Carla de 2010 por sua escolha, pois hoje exerce uma profissão desafiadora, sua realização pessoal.
"Foi uma fase desafiadora, mas de muito crescimento. Saí de uma cidade pequena e vim morar em Chapecó. Fiz alguns estágios na cidade e aprendi muito com o curso e com os professores, os quais sou extremamente grata. Foi ainda na faculdade que ingressei como funcionária da Unochapecó, no Pronto 3D, após ingressei na docência e agora como Coordenadora do Setor de Projetos da Universidade", expõe.
Luana Dondé, por sua vez, está finalizando o curso e pronta para uma nova etapa de sua jornada. A acadêmica do 10° período encerrará o ciclo da graduação em dezembro e conta que, ao olhar para trás, vê como sua vida universitária foi bem aproveitada, e afirma que se pudesse voltar no tempo desfrutaria de mais oportunidades que surgiram.
"Nesses, praticamente, cinco anos, participei da Diretoria da Atlética Mênfis, nos dois primeiros como diretora de Esportes e nesse ano como presidente. Esse contato e imersão na Atlética me fez aprender ainda mais sobre a vida, sobre lidar com diferentes tipos pessoas, a resolver problemas, aprendi a compartilhar mais sobre as angústias, os anseios, a vida corrida, com pessoas que vivem ou que já viveram a mesma coisa. A atlética sempre me ligou muito a pessoas de diferentes períodos do curso e até egressos".
Seu caminho com a Arquitetura começou a ser trilhado quando a estudante tinha apenas 10 anos, durante a construção da casa que, hoje, mora com sua família. Cada etapa da obra foi acompanhada de pertinho pela crítica mirim, a qual era chamada pelos trabalhadores para "dar um confere" no que havia sido feito. "A partir daí eu só fui me apaixonando e observando cada vez mais as obras, projetos, a organização das cidades e seus espaços (como os parques e praças), e como isso tudo refletia a vida e na vida das pessoas".
Para Carla e Luana, a Arquitetura e Urbanismo representa transformações de realidades, e, por inúmeras vezes, deixa de ser uma profissão e, nas palavras da formanda, é ressignificada para "vidas, sonhos, experiências, histórias e memórias".
Comemorações
Ao celebrar os 25 anos do curso, estudantes, professores, egressos e reitoria participaram da palestra 'Acessibilidade e Exercício Profissional do Arquiteto e Urbanista', ministrada pelo professor José Antônio Lanchoti, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). O momento surpreendeu todos os ouvintes e debateu pontos importantes que envolvem o profissionalismo do arquiteto quando tratada a acessibilidade.
Ana Laura Vianna Villela, professora e coordenadora do curso, assegura que é nato do arquiteto e urbanista ser dinâmico e inquieto. Lembra do vasto campo de atuação regida pela profissão e da qualidade da formação entregue na Unochapecó, baseada na autonomia intelectual e sensibilidade crítica e reflexiva.
"Um quarto de século de um curso que foi concebido com a missão de formar profissionais que transformam realidades e impactam a vida das pessoas. Muitas palavras poderiam definir este momento, mas 'gratidão' entendo ser a mais importante. Reconhecendo o trabalho incansável, a paixão pelo curso e pela profissão, de cada coordenador, agradeço também aos professores, técnicos, alunos, ex-alunos e a comunidade que, ao longo desses 25 anos, fizeram parte e auxiliaram a construir essa história, contribuindo para o sucesso do nosso curso", discorre emocionada.
Este são apenas os primeiros 25 anos de uma história duradoura, e a coordenadora garante que este é apenas o começo. Começo este que permite com que o futuro seja visto com entusiasmo, e com a certeza que trará cada vez mais inovação, responsabilidade socioambiental e transformações.
"Que o nosso curso continue sendo um espaço de criação e pensamento crítico para novos horizontes e conquistas, uma base sólida para formar arquitetos e urbanista resolutivos, preparados para enfrentar os desafios do nosso tempo com inteligência, sensibilidade, resiliência e ética. Que possamos continuar construindo sonhos e projetando o futuro com a mesma paixão que nos trouxe até aqui".
===
Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;
Fotografias: Debora Theobald / MKT Unochapecó.