Curso de Educação Física comemora 25 anos

Chapecó, 20 de agosto de 2024 - No dia 1 de março de 1999, aconteceu a primeira aula do curso de Educação Física na Unochapecó. O curso foi implantado oficialmente em outubro de 1998, com a perspectiva de contribuir com a comunidade em que está inserido. Desde lá, são 792 licenciados e 308 bacharéis formados pela Uno, cada um levando consigo uma educação qualificada e apta para colocar a profissão em prática.

Entre os estudantes da primeira turma está Cristiano Padilha, atual coordenador do curso, que lembra com carinho daquele ano e de sua trajetória. O professor teve certeza da sua escolha profissional após uma viagem de estudos aos laboratórios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à professora Marizete Matiello, que na época eram referência internacional.

"Fez com que eu me encontrasse na área, percebi que gostaria de estudar e buscar meus conhecimentos nas áreas de pesquisa da Educação Física. É uma escolha de vida, onde acredito poder contribuir com a melhoria na vida das pessoas", conta.

Formatura da primeira turma de Educação Física.
Créditos: Cristiano Padilha/Arquivo Pessoal

As festas de turma, a convivência com os colegas, aulas realizadas nas sedes do SESC e Água Amarela, e a construção do Ginásio, estes são momentos lembrados com carinho pelos primeiros egressos. Luiz Vicente Paglia Junior era colega de Cristiano e recorda da estruturação estudantil para melhorias e ampliação do curso, a qual levou ao que conhecemos hoje. "Devo o que sou e o que conquistei à minha profissão na qual tanto me orgulho. Nestes 25 anos, houve um crescimento formidável para a Educação Física, mostrou-se a importância de nós profissionais e nossa capacidade de mudar a vidas", sublinha Luiz.

O educador físico desempenha um papel transformador, trazendo significado e propósito à profissão, fomentando o desenvolvimento do esporte e do lazer e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar de crianças, adultos e idosos. E há 25 anos, a Educação Física da Unochapecó desenvolve esse trabalho, em parceria com a comunidade, e é referência na região. No Ministério da Educação (MEC) são três notas máxima com as titulações de Licenciatura, Bacharelado e Licenciatura Indígena.

"A Educação Física é uma jovem profissão, que se desenvolve cada dia mais com muitos sentidos e significados contribuindo com a saúde, esporte, educação e olhar social para as pessoas da comunidade. Teremos vida longa e cada vez com maior reconhecimento", destaca Cristiano.

25 anos depois

Anderson Michel da Silva é acadêmico do 4° período e já está tendo a oportunidade de viver a profissão desde o início, pôde dar aulas de hidroginástica e crossfit. "Tive pessoas que me ensinaram de uma forma diferente e me fizeram gostar ainda mais de esportes, me ensinaram a cuidar das pessoas. Sendo um bom profissional você se torna uma pessoa admirada pelos alunos", declara.

Para ele, a Educação Física vai além dos esportes que passam na televisão, é cuidar das pessoas, da saúde física e mental. E estar na Unochapecó, vivendo seu sonho, é uma realização pessoal. O mesmo é sentido pelos acadêmicos e egressos que participaram das comemorações do curso na segunda-feira (19); a qual contou com homenagens do coordenador, Cristiano, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e professor desde sua fundação, Clodoaldo Antonio de Sá, o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Educação Física, Tiago Zanfonato e a vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina.

"Hoje é o dia de comemorar, agradecer e homenagear cada pessoa que contribuiu para o fortalecimento do nosso curso de Educação Física da Unochapecó. Hoje falaremos sobre a História e trajetória do curso e as contribuições com o desenvolvimento regional de Chapecó pela Educação Física.  Pra mim é um momento ímpar, pois passei por todas as fases de construção desse curso. Quero tentar retribuir um pouco de tudo o que consegui pela Educação Física. Vamos comemorar", celebra o coordenador do curso.

Outras homenagens foram prestadas pela coordenadora do Setor de Planejamento e Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Saionara Vitória Barimacker, a integradora Regional de Educação da Coordenadoria Regional de Educação de Chapecó (CRE), Ana Carolina Flores Saccol, e o vice e pró-reitor de Infraestrutura e Gestão da Unochapecó, professor José Alexandre De Toni. O momento de retorno ao passado e de saudosismo foi encaminhado pela professora Marizete Matiello, também acadêmica da primeira turma de Educação Física e primeira egressa professora do curso.

Em sequência, a professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, uma das primeiras docentes do curso, mediou a roda de conversa “História e trajetória do Curso de Educação Física da Unochapecó”. O momento contou com a participação do professor Altamir Trevisan Dutra, um dos professores que construiu a proposta inicial do curso em 1998, Vanessa Francischi, egressa da turma de 2008/2, e Gabrieli Loureiro, egressa do curso de Educação Física do ano de 2020/1.

Feliz aniversário, Educação Física! A Unochapecó é grata por seu compromisso com a Instituição e agradece a cada um que participou dessa trajetória.

===

Texto: Ionara Virmes/AI Unochapecó