Curso de Farmácia comemora aniversário em evento especial

Chapecó, 15 de agosto de 2024 - No dia 31 de março de 1999 a Unochapecó implanta o curso de Farmácia, precursor na região, por meio da resolução 13/CONSUN/1999. Até aquele ano, a área de saúde na Universidade contava apenas com os cursos de Educação Física e Enfermagem. Seu reconhecimento oficial veio em dezembro de 2002 com a publicação do Decreto n°6.079 no Diário Oficial de Santa Catarina.

As atividades começaram no segundo semestre daquele ano, quando a primeira turma de estudantes ingressantes do vestibular entraram. Hoje, com 934 profissionais formados, o curso é referência na região, conquistando o conceito máximo (5) no Ministério da Educação (MEC) em 2018. Adriana Gasparetto Soletti, coordenadora do curso, destaca que o grande diferencial do curso de Farmácia sempre foi atender todos os ordenamentos que regem a oferta do curso, associado a aspectos inovadores.

"E ao longo dos anos, na minha gestão como coordenadora e também nas anteriores com outros coordenadores, nosso propósito sempre foi pensar e executar um curso com objetivo claro de garantir o melhor na formação de profissionais farmacêuticos".

Um dos momentos recordados com carinho pela professora aconteceu logo após sua entrada na coordenação, no segundo semestre de 2017, com a visita do MEC e, em sequência, a nota 5 atingida. "Comemoramos muito e por muito tempo, foi um dos momentos mais lindos e nostálgicos que já pude viver e sentir", conta. Após seis anos da conquista, o curso continua com entrega de conhecimento qualificado e na busca por seguir as tendências de mercado.

Mayara Barufke, presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, encontrou-se na área por esse motivo: a qualidade no ensino e inovação das várias áreas oferecidas pela profissão. Desde o primeiro semestre, a estudante faz parte de grupos de pesquisa, auxilia projetos e está envolvida com a vivência acadêmica de diferentes maneiras. Em união com professoras e colegas, ajudou a fundar a Liga Acadêmica de Farmácia, e, hoje, como presidente do CA desenvolve ações voltadas para a comunidade, envolvendo os alunos e desenvolvendo habilidades extracurriculares.

"Uma sementinha foi plantada nos primeiros meses de aula, ainda na pandemia, e a cada dia que passa, tenho ainda mais certeza de que não vou parar aqui. Os frutos virão com muito esforço, mas o sentimento de dever cumprido faz tudo valer a pena. Grandes mentes me ensinaram a sonhar, grandes colegas me inspiraram e hoje me sinto incomodada com a ideia de parar. É aquela história, quanto mais você estuda, menos você sabe e mais quer saber! e isso nos leva longe, nos dá asas e motivos para realizar mais do que o esperado. Quando buscamos conhecimento, correspondemos aos talentos que nos foram dados", declara.

A estudante, aconselha ainda àqueles que desejam fazer a diferença, por meio de tratamentos ou salvando vidas,por meio de avaliações de prescrição, e ter uma trajetória memorável, Farmácia é o curso certo. "Que sejamos nós os responsáveis por zelar pela saúde do outro e fazer a diferença nessas vidas".

Celebrar uma nova fase

As comemorações dos 25 anos de Farmácia aconteceram no Salão Nobre da Unochapecó na quinta-feira (15), com a presença do corpo docente do curso, estudantes e o Centro Acadêmico, Associação Atlética Acadêmica do Curso de Farmácia Alquimistas. Para uma homenagem especial, a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andréa Leite Marocco, e a coordenadora Adriana subiram ao púlpito relembrando a trajetória do curso e gratificar cada um que passou pelo curso. Adriana frisa que o compromisso do curso é manter esse legado construído até aqui, com olhar firme no presente e passos seguros para um futuro de ainda mais sucesso e reconhecimento.

"Ser farmacêutica é algo que me enobrece enquanto pessoa e profissional, e ser docente farmacêutica, que contribui para formação de novos farmacêuticos, me enche de graça e esperança. Sou feliz e realizada pela profissão que escolhi e eternamente grata pelo meu caminho ter me guiado para a docência, onde posso ser exatamente quem me propus a ser, de forma ética e respeitosa, pelo caminho do bem e da honestidade, me dedicando de corpo, alma e coração, por e pelos nossos alunos", declara.

A palestra da noite foi guiada pelo Gerente Acadêmico da Unochapecó, professor Luiz Henrique Maisonett, tematizou "O poder da responsabilidade pessoal: sucesso e crescimento", onde foi explorado como a responsabilidade pessoal é fundamental para alcançar o sucesso e o crescimento em diferentes áreas da vida. Para demonstrar a importância vital do estudante nessa caminhada, também participaram da mesa de honra as estudantes Mayara Barufke, representante do CA, Valesca Rodighero, representante da Liga Acadêmica de Farmácia, e Vitória Buffon, representante da Atlética Alquimistas.

Feliz aniversário, Farmácia! A Uno é grata por tornar possível conosco todos os dias.

===

Texto: Ionara Virmes/AI Unochapecó