Curso de Fisioterapia apresenta resultados das vivências práticas em ABEx

O curso de Fisioterapia da Unochapecó se prepara para completar, em 2024, a marca de 20 anos. Com mais de 500 egressos e alto nível de empregabilidade, o curso forma profissionais capazes de unir a capacidade técnica à visão humana. Durante os cinco anos de graduação, os fisioterapeutas do futuro se deparam com atividades que vão além da sala de aula: o espírito científico-investigativo se encontra com a inserção na comunidade e a consciência de seu papel social.

Nos últimos anos, com a adoção da metodologia da Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), o sentido de ultrapassar as fronteiras da sala de aula se torna mais evidente. Por meio desta disciplina, que está presente em todos os cursos de graduação, os estudantes se deparam com problemas reais da sociedade ou do setor produtivo e têm o desafio de entregar soluções. No caso do curso de Fisioterapia, entra em pauta a preparação para a autonomia e o protagonismo do futuro profissional.

Recentemente, a comunidade acadêmica pôde conhecer de perto o resultado das experiências práticas de Fisioterapia. No dia 21 de novembro, estudantes de todos os períodos do curso realizaram uma socialização de trabalhos no formato de ‘feira’, com visitação e avaliação dos docentes da Escola da Saúde. ‘ABEx II: Vivências sobre o fazer em Fisioterapia’, ‘ABEx IV: Vivências fisioterapêuticas na atenção primária à saúde’ e ‘ABEx VI: Vivências fisioterapêuticas na média e alta complexidade de saúde’ foram algumas das disciplinas em destaque no evento.

De acordo com a coordenadora de Fisioterapia, professora Indiamara Dal Magro Silvani, o compartilhamento dos resultados entre os acadêmicos promove uma visão mais ampla das possibilidades da área.

“Eles estão diante de uma situação-problema, para a qual eles têm que achar solução, e eles colaboram muito para isso. Estão se formando fisioterapeutas diferentes, principalmente em resolver situações práticas com mais autonomia. São futuros profissionais mais humanistas e realistas. Profissionalmente, vão sair do curso com um olhar mais abrangente da atuação da fisioterapia, um olhar global de promoção, prevenção e de reabilitação”, reflete Indiamara.

Para os estudantes, é inspiradora a oportunidade de conhecer a profissão de fato desde os primeiros semestres e, de quebra, colaborar com a sociedade. No caso do acadêmico Jackson Ferreira da Silva, do segundo período, este contato reforça a escolha pelo curso. “Em meio a tantos cursos da saúde, a Fisioterapia me escolheu. Sou praticante de capoeira e via meu mestre e meus colegas sempre se queixando de lesões. Em meio a isso, senti a vontade de ajudar as pessoas a se curarem e assim escolhi o curso, pensando em me tornar um bom profissional. Cada matéria me instiga mais a ser fisioterapeuta”, diz.

Jackson também afirma que conhecer a realidade dos futuros pacientes por meio da ABEx tem proporcionado também seu desenvolvimento pessoal. “Aprender com experiências assim tem impactado muito na minha formação, porque estimula a buscar soluções tanto para o dia-a-dia como profissional, quanto para a vida dos indivíduos e da comunidade”, ressalta o acadêmico.

Fisio é na Uno!

O curso de Fisioterapia está com inscrições abertas. Os acadêmicos da Unochapecó contam com a melhor estrutura universitária da região, com mestres e doutores compondo o corpo docente e mais de 100 laboratórios à disposição. Além disso, a cada semestre se abre um universo de possibilidades de estágios, bolsas de extensão e pesquisa, intercâmbios, cursos gratuitos de idiomas e muito incentivo à inovação e ao empreendedorismo. Bora mudar o agora!

Vivências fisioterapêuticas
Aprendizagem baseada em experiências